PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O MUNICÍPIO DE PALMAS - TO EM EVIDÊNCIA

Autores/as

  • Daniel Barbosa dos Santos Universidade Federal do Tocantins- UFT
  • Juciley Silva Evangelista Freire Universidade Federal do Tocantins- UFT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8317

Palabras clave:

Currículo da Educação do Campo no Tocantins. Currículo da Educação do Campo do município de Palmas. Conferências Municipais de Educação.

Resumen

O presente artigo, apresenta a educação do campo como uma modalidade de ensino, onde busca o processo de construção do currículo das escolas do campo que ofertam o ensino fundamental no município de Palmas -TO, bem como, os mecanismos que sustentam uma educação diferenciada pensada a partir do currículo. Desse modo, nos remete a saber se o currículo está adequado para o atendimento das especificidades da educação do campo? No conteúdo do artigo são identificados os apostes legais, tais como as Leis, Decretos, e resoluções publicadas pelo município e Secretaria Municipal de Educação-SEMED, que respalda o processo de construção e as concepções orientadoras das diretrizes e metas da política curricular para o ensino fundamental do campo no sistema municipal de educação. Verifica - se também nas leis, decretos e resoluções publicada pela secretaria estadual de educação - SEDUC, que trata dos documentos concernentes a educação para área rural. Nesse aspecto, as conferências apontam a demanda que através dos debates realizados, envolvendo poder público, sociedade civil e os movimentos sociais do campo, propõe a construção do currículo escolar que atenda as necessidades de uma educação que vai ao encontro da realidade da população campesina.

Biografía del autor/a

Daniel Barbosa dos Santos, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional PPPGE -UFT- Palmas-TO. https://orcid.org/0000-0002-8664-985Xl. 

Juciley Silva Evangelista Freire, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Doutora em Educação pela (UFG). Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins. Professora do Mestrado Profissional em Educação PPPGE/UFT. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED). Atua como pesquisadora no Programa Educação, Pobreza e Desigualdade Social da UFT/MEC/Secadi - Trajetórias Escolares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores nos seguintes temas: Políticas e Gestão da Educação; Organização do Trabalho Pedagógico; Educação e Trabalho; Educação, Pobreza e Desigualdade Social; Currículo. https://orcid.org/0000-0002-5963-8709.

Publicado

2023-01-31

Cómo citar

Santos, D. B. dos ., & Freire, J. S. E. . (2023). PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O MUNICÍPIO DE PALMAS - TO EM EVIDÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 878–897. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8317