DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA LGBT: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES E PROGRAMAS DO ESTADO DO CEARÁ

Autores/as

  • Gilney Matos Mota UNIASSELVI
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8314

Palabras clave:

Gênero. Sexualidade. População LGBT. Educação. Direitos humanos.

Resumen

Este artigo é um recorte da minha tese de doutorado, com algumas atualizações científicas. Nesse sentido, tal temática se insere num contexto de problemática para a comunidade LGBTQIAP+, em que a discriminação, o preconceito e o déficit em políticas públicas que reconhece, respeita e enaltece a comunidade LGBT é um fator que atinge os direitos humanos, a educação e cidadania desse grupo. Nesse viés, em um país democrático, regido pela constituição brasileira é inaceitável que haja intolerância e violência com relação as diferenças sociais, materiais, culturais e de identidade de gênero, visto que o Brasil é um pais miscigenado e que abriga uma diversidade em todos os aspectos, sejam eles ligados a hábitos até ao próprio meio ambiente, entretanto, a injustiça e desigualdade são um desafio enfrentado pela comunidade LGBT e demais grupos interseccionais, visto que a disparidade econômica favorece uma minoria que detém grande parte das riquezas do pais e mantém alguns no estado de extrema pobreza, que enfrentam uma crise econômica, essa por sua vez está ligada a falta de oportunidade de emprego, o que ocasiona a violência, marginalidade, desnutrição e nível escolar baixíssimo, que são expressões de uma caótica administração dos recursos públicos.

Biografía del autor/a

Gilney Matos Mota, UNIASSELVI

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (2008), sendo este bolsista da FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Gestão Escolar pela FIP;  Mestrado em Ciências da Educação - Universidad Interamericana (2016) e Doutor em Ciências da Educação - Universidad Interamericana (2019). Foi aluno do Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD) Universidad Interamericana . Atualmente é efetivo - Analista em Gestão Escolar da Secretaria de Educação de Pernambuco, convidado do Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais, professor convidado da Faculdade Kurios- FAK até 2018, e efetivo da Prefeitura Municipal de Crato. Atualmente professor convidado do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Tem experiência nas áreas de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Formação Continuada, AEE, Inclusão e Diversidade. 

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Conceito 4 CAPES. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Letras: Português / Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com projetos voltados para a Linguística de texto e Análise do Discurso Crítico (ADC). Membro do GETEME/PPGL (Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas e Metodológicas) da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, com o estudo das Teorias e Métodos das Ciências Humanas e Sociais. Foi bolsista de Iniciação Científica do CLAEC/Fundação Araucária, com desenvolvimento do estudo: (Re)Configurações socioculturais em tempos de pandemia: práxis reflexiva sobre o Estado do Paraná/PR.

 

Publicado

2023-01-31

Cómo citar

Mota, G. M. ., & Pordeus, M. P. . (2023). DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA LGBT: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES E PROGRAMAS DO ESTADO DO CEARÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 819–836. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8314