A APLICAÇÃO DA TERAPIA PELA MÁQUINA ABA COMO USO NO AUTÍSTICO: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM COM JOGOS MATEMÁTICOS

Autores/as

  • Jaqueline Moura
  • Dayse Alves
  • Ana Lourdes Veras
  • Luciana Costa
  • Rucenita Queiroz
  • Adriana Almeida

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8289

Palabras clave:

Método ABA. Inclusão. Jogos Matemáticos.

Resumen

Saber incluir esses jovens ainda é o maior desafio que o sistema educacional enfrenta. Diante da necessidade de um conhecimento continuo, especifico e de boa qualidade para promover uma educação igualitária, crianças com TEA, podem ter um desenvolvimento satisfatório partindo de políticas educacionais consistentes e inclusivas que tratam desde o professor como mediador nesse processo de ensino e aprendizagem, aos mapeamentos e tratamentos necessários. A presente pesquisa tem como objetivo geral: Entender a ferramenta ABA como ferramenta de ensino, e tendo como objetivos específicos: Descrever as múltiplas possibilidades de aprender com jogos matemáticos utilizando a metodologia ABA com os recursos matemáticos existente na sala de aula e caracterizar as efetivas formas os jogos e a sua função de socialização inclusiva. O trabalho foi desenvolvido sob forma de pesquisa bibliográfica, com base na discussão de autores que discutem a temática. Falar da ferramenta ABA implica entender a conotação que é dada ao tema em todos os segmentos da sociedade em caráter positivo para o desenvolvimento do aluno.

Biografía del autor/a

Jaqueline Moura

HR Manager and Director of Alpha. 

Dayse Alves

Teacher. 

Ana Lourdes Veras

Author.

Luciana Costa

Biologist. 

Rucenita Queiroz

Psychologist.

Adriana Almeida

Pedagogue. 

Publicado

2023-01-31

Cómo citar

Moura, J. ., Alves, D. ., Veras, A. L. ., Costa, L. ., Queiroz, R. ., & Almeida, A. . (2023). A APLICAÇÃO DA TERAPIA PELA MÁQUINA ABA COMO USO NO AUTÍSTICO: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM COM JOGOS MATEMÁTICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 676–690. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8289