METODOLOGIAS ATIVAS: A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Autores/as

  • Ijosiel Mendes FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
  • Ana Caroline Finoti FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
  • Tais Souza Costa FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
  • Elimeire Alves de Oliveira FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
  • Amanda da Silva Cuim FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
  • Melka Carolina Catellan Faria FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8166

Palabras clave:

Metodologia ativas. Protagonismo. Aprendizagem.

Resumen

A concepção de tradicionalismo na educação se deu ao longo dos anos devido o método de ensino no qual coloca o professor como o centro de todo o processo educativo e os conhecimentos são passados como verdades absolutas, não dando a oportunidade aos alunos para questionar ou apresentar suas dúvidas, ou seja, um processo de repetição, mecanizado e sem vida. O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Em relação aos métodos, foram utilizados diversos textos de livros e artigos encontrados em fontes virtuais para contribuir nas discussões sobre o tema abordado e aproximar-se ainda mais do assunto em discussão. A metodologia ativa veio com uma proposta de tornar as aulas mais dinâmicas, contextualizadas e ao mesmo tempo divertida, através de atividades de que se utiliza mecanismos diferentes do método tradicional, como por exemplo, colocar a turma para trabalhar em grupo para resolver um problema da realidade dos educandos, sentar-se em círculo para apresentar e discutir estratégias diferentes apresentadas pela turma, jogos para desenvolver o conhecimento, além das tecnologias úteis no cotidiano de uma sala de aula. Nesta perspectiva, o professor passa a ser um mediador em sala de aula e oportuniza ao aluno a possibilidade de este construir seu próprio conhecimento de forma autônoma, desenvolver a criatividade, a confiança, a empatia com o seu colega de turma e o professor, além do sentimento de pertencimento e responsabilidade.

Biografía del autor/a

Ijosiel Mendes, FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestre em Matemática (UNESP). Professor da Rede Pública do Estado de São Paulo

Ana Caroline Finoti, FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Graduada em Pedagogia pela Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Tais Souza Costa, FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Graduada em Pedagogia pela Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Elimeire Alves de Oliveira, FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI. Graduada em Direito (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV) Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). 

Amanda da Silva Cuim, FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Docente no Curso de Pedagogia na Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI. Graduada em Pedagogia (Centro Universitário de Votuporanga). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensinos e Processos formativos (UNESP). Professora de Educação Básica na rede Municipal de Votuporanga-SP.

Melka Carolina Catellan Faria, FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade e Docente e Coordenadora dos Estágios da Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI. Professora da Rede Pública do Estado de São Paulo   FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI Graduada em Matemática (UNESP). Graduada em Pedagogia (CESC) Mestre em Matemática (UNESP). 

Publicado

2023-01-31

Cómo citar

Mendes, I. ., Finoti, A. C. ., Costa, T. S. ., Oliveira, E. A. de ., Cuim, A. da S. ., & Faria, M. C. C. . (2023). METODOLOGIAS ATIVAS: A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 270–291. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8166