METODOLOGIAS ATIVAS: A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8166Palabras clave:
Metodologia ativas. Protagonismo. Aprendizagem.Resumen
A concepção de tradicionalismo na educação se deu ao longo dos anos devido o método de ensino no qual coloca o professor como o centro de todo o processo educativo e os conhecimentos são passados como verdades absolutas, não dando a oportunidade aos alunos para questionar ou apresentar suas dúvidas, ou seja, um processo de repetição, mecanizado e sem vida. O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Em relação aos métodos, foram utilizados diversos textos de livros e artigos encontrados em fontes virtuais para contribuir nas discussões sobre o tema abordado e aproximar-se ainda mais do assunto em discussão. A metodologia ativa veio com uma proposta de tornar as aulas mais dinâmicas, contextualizadas e ao mesmo tempo divertida, através de atividades de que se utiliza mecanismos diferentes do método tradicional, como por exemplo, colocar a turma para trabalhar em grupo para resolver um problema da realidade dos educandos, sentar-se em círculo para apresentar e discutir estratégias diferentes apresentadas pela turma, jogos para desenvolver o conhecimento, além das tecnologias úteis no cotidiano de uma sala de aula. Nesta perspectiva, o professor passa a ser um mediador em sala de aula e oportuniza ao aluno a possibilidade de este construir seu próprio conhecimento de forma autônoma, desenvolver a criatividade, a confiança, a empatia com o seu colega de turma e o professor, além do sentimento de pertencimento e responsabilidade.
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