REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO PARA E COM OS BEBÊS: UM ESTUDO SISTEMÁTICO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2010-2020)

Autores/as

  • Gleyce dos Santos Lima Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8146

Palabras clave:

Educação de bebês. Currículo. Educação Básica.

Resumen

Este trabalho aborda o currículo na educação de bebês. Diante disso, a pesquisa se propôs a investigar o currículo, partindo do seguinte problema de pesquisa: O que a literatura educacional fala sobre o currículo no berçário? Trata-se de um estudo bibliográfico que faz uso de uma Revisão Sistemática da Literatura existente nos bancos online de teses e dissertações do Programas de Pós-graduação em Educação, defendidas no período de 2010 a 2020, tendo por objetivo compreender os estudos sobre o currículo com e para os bebês. Os trabalhos apontaram olhares diversos para o que a pesquisa se propôs. Todas as investigações enfatizaram o currículo através de práticas e relatos nesses ambientes, através do cotidiano dos professores, o currículo como uma construção cotidiana, por meio de verbalizações de experiências, memórias, sentimentos, práticas, desafios, relações com os bebês, avanços, entre outras relações do cotidiano pedagógico.

Biografía del autor/a

Gleyce dos Santos Lima, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestranda no programa de Pós-Graduação stricto sensu em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2020). É componente do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação - INFANCE e também do Grupo Experimentações: Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Subjetividade e Sexualidade na Educação Básica, ambos vinculados ao CNPq. http://lattes.cnpq.br/7435491791350695.

Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGECM/IEMCI/UFPA (2015). Desenvolve pesquisa na linha Formação de Professores com trabalhos voltados para a Educação Científica e (auto)biografia docente.  http://lattes.cnpq.br/7857318025231705.

Publicado

2023-01-31

Cómo citar

Lima, G. dos S. ., & Lima, D. D. R. da S. de . (2023). REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO PARA E COM OS BEBÊS: UM ESTUDO SISTEMÁTICO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2010-2020). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 105–118. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8146