UMA ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES PARA SANAR AS DEFASAGENS DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS NO QUE SE REFERE À ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PERÍODO PÓS PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.7978Palabras clave:
Pandemia. Alfabetização. Letramento. Defasagem de Aprendizado.Resumen
A pandemia da Covid -19 foi uma crise sanitária ainda sem precedentes conclusivos na história mundial. Neste processo, vários foram os campos sociais diretamente afetados. Um desses campos é a educação que teve de suspender as aulas presenciais e consequentemente fazer a adesão ao ensino remoto. Tal aspecto influi de forma direta no processo de ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos, o que acaba gerando defasagens no aprendizado de diferentes naturezas. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores para sanar as defasagens dos alunos nos anos iniciais no tocante à alfabetização e o letramento no retorno as aulas presenciais. Para esta investigação, a metodologia adotada é uma revisão bibliográfica de cunho exploratória em produções nacionais, em abordagens presentes em artigos, livros e na web extraídos da biblioteca de Teses e Dissertação da CAPES, bem como do Google Acadêmico. O trabalho ainda que se debata um fenômeno em curso apresenta como relevante a acentuada defasagem em alunos marcados pelas desigualdades socioeconômicas, em virtude do acesso desigual a internet durante o ensino remoto, a não habilidade cognitiva de pais e responsáveis e a ausência física do professor. Essas questões dificultam o desenvolvimento da alfabetização e do letramento, comprometendo o uso social da leitura e escrita, e o consequente desenvolvimento nas diferentes disciplinas.
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