A PERDA DE AUTORIDADE E TRADIÇÃO: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO CRISE NA MODERNIDADE SEGUNDO O PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.765Palabras clave:
Autoridade. Crise. Educação. Natalidade. Tradição.Resumen
Através de uma perspectiva filosófica, o artigo elaborado apresenta a relação entre os conceitos de educação e liberdade segundo o pensamento de Hannah Arendt. Embora a autora não explicite os conceitos de uma maneira específica, encontramos em seu pensamento uma relação essencial entre os mesmos. O conceito fundamental que conduz todo o artigo é o de natalidade, uma vez que os seres novos já nascem em um mundo constituído. Partindo dessa condição é visível a potencialidade do ser humano que por sua liberdade torna-se capaz de iniciar algo novo, considerando-o que estes, precisam ser acolhidos em um espaço comum que seja mais velho do que eles, pois, neste tempo e espaço por ele a ser percorrido, o mesmo poderá experimentar e vivenciar o passado apoiado na tradição que os impulsionará ao futuro, tornando-se assim, apto e maduro para enfrentar os desafios e crises atuais. Contudo, o papel da educação é contribuir para que os recém-chegados, tomem posse e usufruem desse mundo que lhes é legado, para que no futuro possam assumir a responsabilidade por ele.
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