O GÊNERO TEXTUAL MEME A FAVOR DA APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Silvia Goulart Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ
  • Líbia Kicela Goulart Centro Universitário UniRedentor/Afya
  • Dulce Helena Pontes-Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7585

Palabras clave:

Meme. Gênero. Ensino. Letramento.

Resumen

Este artigo tem como objetivo fazer um panorama sobre o gênero textual meme como forma de situar e apresentar ao leitor esse novo tipo de texto já tão presente em nossas vidas e tão usado pelos alunos. Primeiramente, uma definição em relação ao conceito meme e, em seguida, uma breve explicação da origem do termo. Logo após, as características desse tipo de texto e para finalizar a importância da utilização dele para o ensino de Língua Portuguesa voltado para a formação de alunos digitalmente letrados.

Biografía del autor/a

Silvia Goulart Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Mestra em Língua Portuguesa (UFRJ). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior (UniFS) e em Gestão Escolar. Graduada em Letras (UniFS) e em Pedagogia (UNIFAEL). Professora do Ensino Fundamental e Médio da rede Municipal e Estadual. Atualmente atua como Diretora Adjunta da rede Municipal. 

Líbia Kicela Goulart, Centro Universitário UniRedentor/Afya

Doutoranda em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Mestre em Ciências das Religiões (Unidas de Vitória/ES). Especialista em Processo Civil (PUC/MG). Graduada em Direito (Universidade Iguaçu, campus V) e em Serviço Social (UFF). Atua como advogada e também como professora do Centro Universitário UniRedentor/Afya (Itaperuna/RJ). 

Dulce Helena Pontes-Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ.  Mestra em Educação. Especialista em Língua Portuguesa e em Semiótica Discursiva. Graduada em Letras. Professora do Ensino Superior. Revisora de textos científicos, acadêmicos, TCC, livros e etc.

Publicado

2022-11-30

Cómo citar

Ferreira, S. G. ., Goulart, L. K. ., & Pontes-Ribeiro, D. H. . (2022). O GÊNERO TEXTUAL MEME A FAVOR DA APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 295–312. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7585