A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA PERFORMANCE DE PRATICANTES DE TREINO DE FORÇA NA ACADEMIA

Autores

  • France Willian Ávila do Nascimento Centro de Ciências da Saúde e do Desporto – CCSD
  • Andréa Araújo dos Santos Universidade Privada Aberta Latinoamericana – UPAL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7552

Palavras-chave:

Exercício Físico. Música. Academia.

Resumo

A música produz vários efeitos benéficos no contexto esportivo, por exemplo: aumenta a capacidade de atenção, melhora o humor e o rendimento físico. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da música na performance de praticantes de musculação na academia. Tratar-se de uma revisão bibliográfica embasada em artigos, monografias, livros e pesquisas avulsas, foi desenvolvida a partir de artigos relacionados ao Portal Capes, como PubMed, Bireme, Scielo, Google Acadêmico, entre outros, sendo esses nacionais e internacionais, que foram de fundamental importância para a compreensão e construção do presente trabalho. Obteve-se como resultado que a música nas academias contribui de forma positiva quando ouvida durante a realização dos exercícios, pois as pessoas se sentem estimuladas pelo senário psicológico criado pela música, e por isso conseguem aumentar a capacidade de execução dos exercícios quando comparados com aqueles sujeitos que treinam sem ouvir música. Com relação ao gosto musical, pode-se observar que o rendimento é maior quando é uma música preferida e quando não é agradável o rendimento diminui. Portanto, conclui-se que a música tem um papel fundamental para praticantes de exercícios físicos na academia e ela estar diretamente relacionada ao aumento da motivação, reduzindo a percepção de dor e contribuindo para a melhora da performance.

Biografia do Autor

France Willian Ávila do Nascimento, Centro de Ciências da Saúde e do Desporto – CCSD

Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício, Pós – Graduado em Treinamento Desportivo. Possui Graduação em Educação Física – Licenciatura pela Universidade Federal do Acre – UFAC. Possui Graduação em Educação Física Bacharelado pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Musculação. Foi coordenador de modalidades pelo Estado do Acre no Jogos Escolares Brasileiros – JEB´S 2021 no Rio de Janeiro – Brasil. Foi aprovado no concurso para o cargo de professor substituto pela Universidade Federal do Acre – UFAC para atuar no Centro de Ciências da Saúde e do Desporto – CCSD.

Andréa Araújo dos Santos, Universidade Privada Aberta Latinoamericana – UPAL

Graduando em Medicina Bacharelado pela Universidade Privada Aberta Latinoamericana – UPAL, em Cochabamba, Bolívia. Possui Graduação em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Federal do Acre – UFAC. Tem experiência na área de Enfermagem onde atuou na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e auditoria interna de prontuários da Pronto Clínica de Rio Branco – Acre. Tem experiência na área médica em assistência a pacientes em centro cirúrgico.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Nascimento, F. W. Ávila do ., & Santos, A. A. dos . (2022). A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA PERFORMANCE DE PRATICANTES DE TREINO DE FORÇA NA ACADEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 208–219. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7552