EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DA CRIANÇA

Autores

  • Jaqueline Miranda de Sena Associação varzeagrandense de ensino e cultura – AVEC
  • Rosana de Souza Teixeira Faculdade Integradas Matogrossense de Ciências Sociais e Humanas
  • Rosiane Cristina de França Azevedo Franco Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC
  • Suzana Vieira de Assunção Faculdade Varzeagrandense de Educação – IVE
  • Michele Cristina de Arruda Figueiredo Faculdade Luso Capixaba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7453

Palavras-chave:

Personalidade. Educação infantil. Valores sociais.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o impacto da educação infantil no desenvolvimento da personalidade da criança. A análise bibliográfica foi a principal ferramenta metodológica na elaboração deste artigo,  muito importante para compreender os conceitos de desenvolvimento da personalidade e refletir sobre o processo escolar nos primeiros anos de vida. Também são discutidos os objetivos, características, planos e atividades da educação infantil e a reflexão do trabalho educativo como  processo objetivo e sistemático. Essa forma de aprender favorece o desenvolvimento dos valores, hábitos e práticas dos professores em sala de aula. O trabalho do professor é influenciar e direcionar a atitude do aluno em relação ao comportamento, que é um traço de personalidade desenvolvido na escola.

Biografia do Autor

Jaqueline Miranda de Sena, Associação varzeagrandense de ensino e cultura – AVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Associação varzeagrandense de ensino e cultura – AVEC.

Rosana de Souza Teixeira, Faculdade Integradas Matogrossense de Ciências Sociais e Humanas

Graduada em Pedagogia pelas Faculdade Integradas Matogrossense de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil e Ano Iniciais do Ensino Fundamental do Contexto do Atendimento Educacional Especializado.

Rosiane Cristina de França Azevedo Franco, Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC.

Suzana Vieira de Assunção, Faculdade Varzeagrandense de Educação – IVE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Alfabetização e Educação Infantil pela Faculdade Varzeagrandense de Educação – IVE.

Michele Cristina de Arruda Figueiredo, Faculdade Luso Capixaba

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil com Ênfase ao Letramento pela Faculdade Luso Capixaba.

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Sena, J. M. de ., Teixeira, R. de S. ., Franco, R. C. de F. A. ., Assunção, S. V. de ., & Figueiredo, M. C. de A. (2022). EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DA CRIANÇA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 4276–4285. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7453