APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS

Autores/as

  • Astrogilda Silva de Oliveira Faculdade de Educação São Luís
  • Carlos Henrique da Silva Santos Faculdades Impactos Brasil
  • Dulcineia Ferreira Lima de Melo Faculdade Integradas Várzea Grande
  • Eneida Teixeira de Castro Faculdade São Luís
  • Fabiana Angelo Universidade de Várzea Grande
  • Jacques Lenoir Gusmão Moraes Universidade Federal do Mato Grosso
  • Kassiani Giordani Faculdade CGESP
  • Liliame Raquel de Souza e Silva UNIRONDON
  • Lorraine Rossmann Gonçalves Centro Universitário de Várzea Grande
  • Maria Bárbara da Cunha Universidade Salgado de Oliveira
  • Maria Olívia dos Reis Universidade Federal do Mato Grosso
  • Rosania Fernandes Mota Faculdade Evangélica Integrada Cantares de Salomão
  • Rosimeire dos Santos Pereira Meira Faculdade das Águas Emendadas de Planaltina/DF
  • Uetes do Carmo Santos FACIBRA

Palabras clave:

Educação. Aprendizagem. Desenvolvimento.

Resumen

O presente livro “Aprendizagem e práticas pedagógicas na educação infantil e nas séries iniciais” contempla conhecimentos de diversos temas do componente curricular deste ciclo de formação da educação básica. A abordagem considera as demandas de aprendizagem dos alunos mediante os avanços tecnológicos e as demais mudanças na sociedade contemporânea, buscando promover a reflexão e a criticidade aos professores destas séries.

A aprendizagem dos alunos é o objetivo principal do trabalho docente, uma condição necessária ao desenvolvimento global deles. Pensar nas práticas pedagógicas, significa para o docente refletir sobre os encaminhamentos para promover uma aprendizagem significativa aos alunos da educação infantil e das séries iniciais. Neste contexto, as práticas pedagógicas devem ser capazes de estimular habilidades e competências que se agregam no processo de construção das aprendizagens dos alunos.

  O Organizador

Biografía del autor/a

Astrogilda Silva de Oliveira, Faculdade de Educação São Luís

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade de Cuiabá, 1998. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva, pela Faculdade de Educação São Luís, 2020.

 

Carlos Henrique da Silva Santos, Faculdades Impactos Brasil

Licenciado em Pedagogia, pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande, 2019. Especialista em Gestão Escolar, pelas Faculdades Impactos Brasil, 2019.

Dulcineia Ferreira Lima de Melo, Faculdade Integradas Várzea Grande

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Norte do Paraná, 2014. Pós-graduada em Educação Infantil com ênfase em Educação Especial, pela Faculdade Integradas Várzea Grande, 2016. E-mail: dulcetrabalho@hotmail.com.

Eneida Teixeira de Castro, Faculdade São Luís

Licenciada em Pedagogia, pela Faculdade São Vicente – FASVIPA, 2019. Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado, pela Faculdade São Luís, 2020. e-mail: concurseirapedagoga1984@gmail.com.

 

 

Fabiana Angelo, Universidade de Várzea Grande

Licenciada em Letras, pela Universidade de Várzea Grande, 2013.

 

 

Jacques Lenoir Gusmão Moraes, Universidade Federal do Mato Grosso

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal do Mato Grosso. Pós-graduado em Educação, Motricidade e Recreação. e-mail: jacqueslgusmao@yahoo.com.br.

Kassiani Giordani, Faculdade CGESP

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Mato Grosso. Pós-graduada em Educação Infantil pela Faculdade CGESP.kassigi18@gmail.com.

Liliame Raquel de Souza e Silva, UNIRONDON

Licenciada em Pedagogia, pela UNIRONDON. E-mail: liliameraquel@hotmail.com.

 

Lorraine Rossmann Gonçalves, Centro Universitário de Várzea Grande

Licenciada em Letras, pela Centro Universitário de Várzea Grande. Pós-graduada em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna e Literatura.

Maria Bárbara da Cunha , Universidade Salgado de Oliveira

Licenciado em Pedagogia, pela Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humanas. Pós-graduada em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. e-mail: mariabarbaracunha@gmail.com.

 

Maria Olívia dos Reis, Universidade Federal do Mato Grosso

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade de Cuiabá-Unic. Pós-graduada em Educação Infantil, pela Universidade Federal do Mato Grosso. E-mail: mariaoliviadosreis@gmail.com.

 

Rosania Fernandes Mota, Faculdade Evangélica Integrada Cantares de Salomão

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade de Cuiabá -UniC. Pós-graduada em Neuroeducação, pela Faculdade Evangélica Integrada Cantares de Salomão. e-mail: rosaniafm@gmail.com.

 

Rosimeire dos Santos Pereira Meira, Faculdade das Águas Emendadas de Planaltina/DF

 [1]

 

[1] 1 Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Mato Grosso. Pós-graduada em Educação Especial: Atendimento Educacional Especializado, pela Faculdade das Águas Emendadas de Planaltina/DF.

 

 

Uetes do Carmo Santos, FACIBRA

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Paulista. Licenciado em Pedagogia, pela FACIBRA. Pós-graduado em Docência em Nível Superior, pela FACIBRA. Pós-graduado em Educação Infantil e Ensino Fundamental, pela FACIBRA. e-mail: pefprofessor@gmail.com.

 

Publicado

2022-10-25

Cómo citar

Oliveira, A. S. de ., Santos, C. H. da S. ., Melo, D. F. L. de ., Castro, E. T. de ., Angelo, F. ., Moraes, J. L. G. ., … Santos, U. do C. . (2022). APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–238. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/7119

Número

Sección

E-books

Categorías