COLETÂNEA, AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM VISTAS À AUTONOMIA DOS ALUNOS

Autores/as

  • Andreia Godoy Rocha Arruda Universidade de Cuiabá – UNIC
  • Arlinda Vieira de Carvalho Marinho Instituto Cuiabano de Educação – ICE
  • Daniela dos Santos Nascimento Faculdade UNINA
  • Danielle Amadeu da Silva Almeida Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT
  • Débora Marques Xavier  Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó- FETAC
  • Iapissara dos Santos Silva Mendes Faculdade Educacional da Lapa- FAEL
  • Rafael de Arruda Falcão Neto Faculdade a Distância Learnecefe

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem. Educação. Aluno. Professor. Família.

Resumen

Convido todos à leitura e reflexão a partir dos constructos presentes nesta obra. A temática explorada no decorrer deste trabalho tem grande relevância no orbe brasileiro, visto que, os avanços da autonomia nas práticas pedagógicas se inserem nas mais atuais discussões acerca do rol das contribuições dos recursos didáticos e metodológicos no interior da escola.

Os dispositivos pedagógicos utilizados na atualidade devem superar o ensino tradicional pautado em mera instrução dos alunos, e dos saberes descontextualizados da práxis social e seguir em direção a uma educação emancipadora que reverberem nos espaços de convivência dos alunos.

Neste ponto, compartilhamos o desejo de boa leitura  para  todas  e todos que estão de posse deste livro digital.

Os autores

Biografía del autor/a

Andreia Godoy Rocha Arruda, Universidade de Cuiabá – UNIC

Mestre em Ciências Ambientais promovida pela Universidade de Cuiabá UNIC/Especialista em Gestão Territorial . Ano 2014.Promovida pela Faculdade Águas Emendadas FAE /Licenciatura em Pedagogia .Ano 2019.Promovida pela  Faculdade INVEST / Licenciatura e Bacharelado em Geografia. Ano 2008.Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. E-mail: godoy_arruda@outlook.com

 

Arlinda Vieira de Carvalho Marinho, Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Especialista em Educação infantil e Alfabetização promovido pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE. Licenciatura em Pedagogia-  Centro Universitário de Várzea Grande UNIVAG. E-mail: arlinda.vieira@hotmail.com

Daniela dos Santos Nascimento, Faculdade UNINA

Pós-graduada em Educação Infantil - Práticas na sala de aula. Ano 2020. Promovida pela Faculdade UNINA/ Licenciatura em Pedagogia promovida pela  Universidade de Cuiabá UNIC. E-mail:nascimento.danieladossantos@hotmail.com

Danielle Amadeu da Silva Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Especialista em Docência na Educação Infantil. Ano 2015 promovida pela UFMT — Universidade Federal de Mato Grosso.  Especialização em Docência  na Educação Infantil, promovida pela UFMT-UNIVERSIDADE Federal de Mato Grosso/ Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil promovida pela Universidade Federal  de Mato Grosso — UFMT.

Débora Marques Xavier , Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó- FETAC

Especialista em Educação  Infantil promovido pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó FETAC/ Licenciatura em Pedagogia-  Universidade de Cuiabá UNIC. E-mail: Deboramarques262@gmail.com

Iapissara dos Santos Silva Mendes, Faculdade Educacional da Lapa- FAEL

Licenciatura  plena em Pedagogia promovida pela Fael/ Faculdade Educacional da Lapa .Ano 2017. E-mail:  yapyyapissara@gmail.com

Rafael de Arruda Falcão Neto, Faculdade a Distância Learnecefe

Mestrado em Relações Internacionais pela Faculdade a Distância Learnecefe. Especialista em Docência para Educação Infantil, pela UFMT.  Licenciatura Plena em Pedagogia para Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT.

Publicado

2022-10-17

Cómo citar

Arruda, A. G. R. ., Marinho, A. V. de C. ., Nascimento, D. dos S. ., Almeida, D. A. da S. ., Xavier , D. M. ., Mendes, I. dos S. S. ., & Falcão Neto, R. de A. . (2022). COLETÂNEA, AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM VISTAS À AUTONOMIA DOS ALUNOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10–167. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/7008

Número

Sección

E-books

Categorías