A EMOÇÃO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores/as

  • Edilaine Cristina da Silva Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT
  • Janaína Mendes Leão Yve Crithian Enber University
  • Leocy Galdino Junior Faculdade São Vicente – FASVIPA
  • Olivia Andrea Dalla Rosa Yve Crithian Enber University
  • Rosalina Almeida Pereira e Silva Instituto Cuiabano de Educação – ICE
  • Zayra Carvalho Silva Faculdade Afirmativo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6983

Palabras clave:

Henri Wallon. Emoção. Desenvolvimento infantil. Formação docente.

Resumen

Este artigo fornece uma visão geral da pesquisa psicogenética de Henri Wallon, situando sua vida em seu contexto histórico e social original para entender as influências em seus estudos. Isso reflete sua teoria, que enfatiza a afetividade como eixo central do desenvolvimento infantil e sua relação com o desenvolvimento cognitivo, motor e interação. Enfatiza as emoções, levando em conta a visão dialética e humanista de Wallon da pessoa como um todo para as práticas educativas. É assim que tentam proporcionar a formação de professores para a educação infantil, onde enfatizam o poder afetivo, procurando proporcionar uma formação onde o educador deve saber como se dá o desenvolvimento da criança nesse contexto, para que ela possa participar como mediador . e como facilitador desse processo, analisando a importância das emoções na aprendizagem das crianças, seu desenvolvimento geral e as relações professor-aluno.

Biografía del autor/a

Edilaine Cristina da Silva Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT

Graduada em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Integral pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Mestranda em Ensino pelo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT.

Janaína Mendes Leão, Yve Crithian Enber University

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG, Graduada EM Psicologia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Neuropsicologia e Docência do Ensino Superior pela Faculdade – UniBF, Mestre em Ciências da Educação pela Yve Crithian Enber University.

Leocy Galdino Junior, Faculdade São Vicente – FASVIPA

Graduado em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Física e Psicomotricidade pela Faculdade São Vicente – FASVIPA.

Olivia Andrea Dalla Rosa, Yve Crithian Enber University

Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Docência da Língua Inglesa pela FACIPAN, Mestre em Ciências da Educação pela Yve Crithian Enber University.

Rosalina Almeida Pereira e Silva, Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Graduação em Pedagogia pela UFMT, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Educação Lúdica e Especial pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Zayra Carvalho Silva, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Gestão Escolar com Ênfase em Supervisão Escolar pela Faculdade Afirmativo.

Publicado

2022-10-14

Cómo citar

Almeida, E. C. da S. ., Leão, J. M. ., Galdino Junior, L. ., Rosa, O. A. D. ., Silva, R. A. P. e ., & Silva, Z. C. . (2022). A EMOÇÃO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 1187–1199. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6983