A SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Angélica Cristina Alves da Silva Faculdade Integradas de Ciências Sociais e Humanas
  • Eunice de Albuquerque Silva Faculdade Cuiabá- FAUC
  • Eunice Nogueira Martins Nunes Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC
  • Ellen de Albuquerque Rodrigues Faculdade do Instituto Panamericano- Facipan
  • Selma de Albuquerque Rodrigues Faculdade Castelo Branco
  • Vanessa de Fátima Sobral da Conceição Faculdade da Região Serrana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6686

Palabras clave:

Educação infantil. Psicologia cultural. Socialização. Cooperação entre crianças.

Resumen

A educação infantil é reconhecida como uma importante responsabilidade compartilhada na promoção de modos específicos de interação social, como as interações afiliativas, pró-sociais e cooperativas envolvendo crianças, professores, familiares e adultos em geral. Assim, os professores dessas crianças estão intrinsecamente envolvidos em seu desenvolvimento e socialização, capazes de direcionar certas formas de interação social em detrimento de outras. Este estudo tem como objetivo analisar os conceitos e diretrizes das crenças e os valores dos professores de educação infantil sobre o tema da relação entre socialização, desenvolvimento e educação infantil. Por fim, considera a importância do trabalho colaborativo entre psicologia e educação visando estimular e formar as competências dos professores, com foco na construção cotidiana de ambientes escolares permeados pela interação social construtiva.

Biografía del autor/a

Angélica Cristina Alves da Silva, Faculdade Integradas de Ciências Sociais e Humanas

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integradas de Ciências Sociais e Humanas – ICE, 

Eunice de Albuquerque Silva, Faculdade Cuiabá- FAUC

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG, Especialista em Educação Infantil pela FAUC.

Eunice Nogueira Martins Nunes, Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas, Graduada em Matemática pelo Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG, Especialista em Educação Infantil e Letramento pela INVEST, Especialista em Educação Interdisciplinar pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC.

Ellen de Albuquerque Rodrigues, Faculdade do Instituto Panamericano- Facipan

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil pela FACIPAN.

Selma de Albuquerque Rodrigues, Faculdade Castelo Branco

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande - UNIVAG, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Castelo Branco.

Vanessa de Fátima Sobral da Conceição, Faculdade da Região Serrana

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Região Serrana.

Publicado

2022-09-01

Cómo citar

Silva, A. C. A. da ., Silva, E. de A. ., Nunes, E. N. M., Rodrigues, E. de A. ., Rodrigues, S. de A. ., & Conceição, V. de F. S. da . (2022). A SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1148–1151. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6686