PESSOAS TELEGUIADAS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: COMO A INDÚSTRIA CULTURAL MANIPULA UMA SOCIEDADE?

Autores/as

  • José Carlos do Nascimento Faculdade Intervale

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6646

Palabras clave:

Indústria Cultural. Theodor Adorno. Walter Benjamin.  Escola de Frankfurt.

Resumen

A maioria da população passa a vida toda sendo teleguiada pelos meios de comunicação e não percebe. A Indústria Cultural é o sistema usado para influenciar, dominar e manipular os membros de uma sociedade com a intenção de beneficiar os interesses de uma determinada classe social. Ela vai exercer influência em várias partes da sociedade, como a moda, a vestimenta, a política, a religião, o gosto musical e até a preferência pelo consumo de determinada bebida alcoólica do momento.  O problema a ser respondido neste trabalho é como ocorre essa manipulação do povo.  O objetivo é apresentar uma análise pontual do processo de dominação levando em conta o seu desenvolvimento no contexto histórico. Neste artigo utilizou-se a metodologia bibliográfica abrangendo desde o momento histórico em que foi percebida a existência da Indústria Cultural. Este trabalho tem no referencial teórico a obra dos grandes ideólogos do assunto: Adorno, Hokheimer, Benjamim e Marcuse e outros pensadores posteriores, entre eles Humberto Eco e MCLhuran.  A pesquisa tem o corte no tempo histórico que vai desde a criação da escola de Frankfurt, 1923, até os anos iniciais do século XXI.  Foi abordado o movimento de Contracultura, a Pop Art e o uso da Indústria Cultural pelo nazismo, fascismo, ditadura brasileira e a política de dominação ideológica dos EUA. O estudo da Indústria Cultural é de grande importância no meio acadêmico para a compreensão da sociedade em que vivemos e para entender o processo de manipulação e controle das massas realizado pelo sistema capitalista de propaganda.

 

Biografía del autor/a

José Carlos do Nascimento, Faculdade Intervale

Pós-graduado em Ciências da Religião pela Faculdade Intervale. Pós-graduado em Ensino Religioso pela Faculdade Intervale.  Pós-graduado em Ensino da Filosofia e da Sociologia pela Faculdade Intervale.  Pós-graduado em História da África pela Faculdade Intervale. Especialista em História do Brasil pela Faculdade Intervale. Pós-graduado em Cultura Afro-Brasileira pela Faculdade Intervale.  Pós-graduado em Ciência Política pela Faculdade Intervale. Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário ETEP. Graduado em Sociologia pelo Centro Universitário ETEP. Bacharel em Teologia pela Universidade Estácio de Sá. Graduado em História pela Universidade Estácio de Sá. E-mail: cn.historia72@gmail.com.

Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Nascimento, . J. C. do . (2022). PESSOAS TELEGUIADAS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: COMO A INDÚSTRIA CULTURAL MANIPULA UMA SOCIEDADE?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 442–461. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6646