A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA SALA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Ana Grete Alves dos Santos Faculdade Venda Nova do Imigrante- FAVENI
  • Cícera Estefane Gomes de Macedo PROMINAS
  • Claudete Almeida Agra Universidade Salgado de Oliveira
  • Edilson Raniere Gonçalves Pereira Universidade Cândido Mende
  • Edileuza Almeida Agra Universidade Estadual de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6584

Palabras clave:

Lúdico. Práticas da alfabetização. Processo de ensino e aprendizagem.

Resumen

É cada vez mais comum a busca por ferramentas que abordem o processo de alfabetização nas salas de aulas, de forma que haja a inserção dos alunos no mundo da leitura, na cultura da escrita e no desenvolvimento da independência e autonomia durante a produção de textos. Por conseguinte, o objetivo geral da pesquisa, aqui apresentada, foi compreender o objetivo de cada prática da alfabetização, a fim de melhorar o processo de alfabetização na sala do primeiro ano. Optou-se pela modalidade de pesquisa revisão bibliográfica cujo procedimento de coleta de dados inclui a busca de artigos científicos na base de dados scielo. Dessa forma, a pesquisa foi baseada em (VELOSO; PAIVA, 2021), (POLATO, MENEGASSI, 2017), (ADREETA; GOING; SAKAMOTO, 2020), dentre outros autores a partir dos quais foi possível abordar a temática de forma mais profunda e a luz da literatura pertinente disponível. Os resultados concluíram que os recursos lúdicos são ferramentas indispensáveis no contexto pedagógico, pois estimula e desperta sensações prazerosas mediante o processo de ensino e aprendizagem das crianças.

Biografía del autor/a

Ana Grete Alves dos Santos, Faculdade Venda Nova do Imigrante- FAVENI

Pedagoga pelo Centro Universitário UNIFACVEST. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante FAVENI. E-mail: anagrete2021@gmail.com.

Cícera Estefane Gomes de Macedo, PROMINAS

Pedagoga pela FACHUSC. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela PROMINAS. E-mail: cicera.estefane@gmail.com.

Claudete Almeida Agra, Universidade Salgado de Oliveira

Graduada em Letras na FACHUSC. Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. E-mail: claudeteagra@hotmail.com

Edilson Raniere Gonçalves Pereira, Universidade Cândido Mende

Pedagogo pela Faculdade Latino-Americano de Educação. Especialização pela Universidade Cândido Mendes. E-mail: edilsonraniere@gmail.com.

Edileuza Almeida Agra, Universidade Estadual de Pernambuco

Pedagoga pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Pernambuco. E-mail: edileuza.agra2021@gmail.com.

Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Santos, A. G. A. dos ., Macedo, C. E. G. de ., Agra, C. A. ., Pereira, E. R. G. ., & Agra, E. A. . (2022). A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA SALA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 241–250. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6584