TECNOLOGIA DE BLOCKCHAIN E SEUS IMPACTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Autores/as

  • Luzia Corsini Dejavite Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6387

Palabras clave:

Tecnologia de Blockchain. Setor Público. Transparência. Confiabilidade. Governança.

Resumen

A Blockchain é um algoritmo matemático que, por meio de um “sistema de blocos”, verifica uma operação realizada virtualmente, ficando registrada e replicada em diversos servidores, sob à responsabilidade da validação por consenso do registro com maior segurança nessa armazenagem, permitindo a inalterabilidade dos dados e, consequentemente, sua integridade e credibilidade. A descentralização das transações gera uma cadeia de validação que evita a prática da fraudação nas operações, por necessitar alcançar uma rede de computadores mais ampla e diversificada. No contexto da gestão pública brasileira, esse tipo de tecnologia incentiva políticas que visam aprimorar o relacionamento do gestor público com a sociedade, almejando propiciar maior transparência e participação das pessoas através da apresentação dos dados governamentais e melhoramentos nos serviços eletrônicos. O presente trabalho visa demonstrar as influências desse tipo de tecnologia no setor público brasileiro, através de pesquisa bibliográfica.

Biografía del autor/a

Luzia Corsini Dejavite, Must University

Mestranda em Administração pela Must University . Especialista em Gestão de Negócios e Controladoria. Graduada em Ciências Econômicas. Licenciatura Plena em Administração. E-mail: ludejavite123@gmail.com.

 

Publicado

2022-07-30

Cómo citar

Dejavite, L. C. . (2022). TECNOLOGIA DE BLOCKCHAIN E SEUS IMPACTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 972–977. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6387