POTENCIAL DOS QR CODES NA EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Manoel Salvino de Lima Netto Universidade Federal de Mato Grosso
  • Miguel Jorge Neto Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6361

Palavras-chave:

Códigos QR. Formação de professores. Tecnologias inovadoras.

Resumo

Tem se popularizado, nos últimos anos, em ações de divulgação e comunicação, na tentativa de ligar o mundo físico ao mundo digital, os QR Codes revelam-se eficazes na promoção interativa de marcas e produtos junto dos utilizadores de dispositivos móveis. Este trabalho objetivou avaliar as possíveis aplicações pedagógicas dos QR Codes por meio de uma proposta de elaboração de QR Codes personalizados e a investigação do potencial de aplicabilidade junto a docentes em exercício na Educação Básica. Os resultados sugerem que, na percepção dos docentes, a produção dos QR Codes é acessível e praticável, podendo aumentar a motivação e o engajamento dos estudantes. A introdução dos QR Codes em sala de aula possui potencial para contribuir com os processos de ensino-aprendizagem e favorecer a aprendizagem significativa, independente da área ou componente curricular. O trabalho contribuiu, portanto, para compreender o potencial de uso dessa tecnologia dentro da realidade dos professores em exercício e abre caminho para o estudo de formações pedagógicas para o uso de QR Codes. Trabalhos futuros também devem propor a investigação da realidade dos alunos e o seu interesse sobre a aplicabilidade desta tecnologia em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Salvino de Lima Netto, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso. E-mail: manoel@fisica.ufmt.br.

Miguel Jorge Neto, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso, e doutorado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso Foi Coordenador de Ensino de Graduação do curso de Física – Licenciatura, Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais - PPGECN. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências Naturais, Teoria da Complexidade, Física Ambiental, Ensino de Física na Educação Básica, Formação de Professores e Tecnologias de Informação e Comunicação. E-mail: mjoe3br@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Lima Netto, M. S. de ., & Jorge Neto, M. . (2022). POTENCIAL DOS QR CODES NA EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 434–444. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6361