O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS

Autores/as

  • Edineide Emília de Almeida Cruz Faculdade Cuiabana de Educação e Letras
  • Jonathan Diego Pereira Santos UNIASSELVI 
  • Rosinei Pereira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6178

Palabras clave:

Matemática. Concreto. Aprendizagem.

Resumen

Este artigo relata que o ensino da matemática é sempre um desafio interessante e a sala de aula pode tornar esta tarefa, ainda mais instigante. A proposta da utilização de recursos lúdicos concretos e manipulativos de forma didática no ensino da matemática não é recente, desde Comenius e sua Didactica Magna, o uso de diferentes recursos vem sendo aplicados em escolas de todo o mundo. Se levarmos em conta o fato de que a criança é capaz de aprender por si só e é responsável por seu próprio processo de aprendizagem, os materiais tornam-se fortes aliados, pois fazem sentindo por serem concretos e representações de ideias que permitem aprender, no entanto, não se trabalha o lúdico de qualquer maneira, a forma como os materiais manipulativos são trabalhadas em sala de aula é decisiva para que eles auxiliem os alunos a aprender.

Biografía del autor/a

Edineide Emília de Almeida Cruz, Faculdade Cuiabana de Educação e Letras

Licenciatura em pedagogia — Faculdade Cuiabana de Educação e Letras. 

Jonathan Diego Pereira Santos, UNIASSELVI 

Graduação licenciatura em pedagogia - Faculdade de Teologia Hokeman Fateh. Licenciatura em Matemática- Universidade Leonardo da Vinci - UNIASSELVI 

Rosinei Pereira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduação, licenciatura plena pela Universidade Federal de Mato Grosso — UFMT. Pós-graduação: Psicopedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso — UFMT.

 

Publicado

2022-07-30

Cómo citar

Cruz, E. E. de A. ., Santos, J. D. P. ., & Silva, R. P. da . (2022). O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 554–562. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6178