LUDOTECA UM ESPAÇO LÚDICO

Autores

  • Antonia Rosa Sobral Faculdade das Águas Emendadas
  • Danielle Aparecida dos Santos Queiroz Faculdade Afirmativo
  • Eda Maria Sousa Matos da Conceição AVEC
  • Greicy Regina da Costa Souza Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais
  • Miriam Arruda de Souza FAE
  • Suely Francisca Soares Jacobes Faculdade UniBF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6153

Palavras-chave:

Ludicidade. Ludoteca. Aprendizagem Infantil.

Resumo

Este estudo examina brevemente a contribuição do brincar para o desenvolvimento humano, trazendo um espaço específico para a temática da Ludoteca. A partir dele, discutimos como o brincar desempenha um papel nesse lugar e sua contribuição para a aprendizagem das crianças. Com esse objetivo em mente, abordamos um referencial teórico envolvendo jogabilidade, abordando autores como Brougere (1998), Chateau (1987), Friedmann (1992). Analisando a importância da brinquedoteca, ou ludoteca, para a aprendizagem das crianças, constatamos que o espaço é vital para o seu desenvolvimento e que o projeto tem uma função importante em seu ambiente lúdico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Rosa Sobral, Faculdade das Águas Emendadas

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL, Especialista em Educação Infantil e Letramento pela Faculdade das Águas Emendadas – FAE.

Danielle Aparecida dos Santos Queiroz, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Eda Maria Sousa Matos da Conceição, AVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Associação varzeagrandense de Ensino e Cultura – AVEC.

Greicy Regina da Costa Souza, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil pela IESMIG – Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Miriam Arruda de Souza, FAE

Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade das Águas Emendadas - FAE.

Suely Francisca Soares Jacobes, Faculdade UniBF

Graduada em pedagogia pela UNIP - Universidade Paulista, Graduada em História pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Gestão Municipal pela UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, Especialista em Educação Especial pelo UNINTER - Centro Universitário Internacional, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade UniBF.

Downloads

Publicado

2022-07-12

Como Citar

Sobral, A. R. ., Queiroz, D. A. dos S. ., Conceição, E. M. S. M. da ., Souza, G. R. da C. ., Souza, M. A. de ., & Jacobes, S. F. S. . (2022). LUDOTECA UM ESPAÇO LÚDICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1902–1916. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6153