EDUCAÇÃO DIGITAL: A SIMBIOSE ENTRE A INFORMAÇÃO DIGITAL E A ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6071Palabras clave:
Aprendizagem. Cibercultura e escola.Resumen
O desenvolvimento da internet dita regras sobre o conceito de educação e aprendizagem no século XXI, inaugurando uma verdadeira revolução na aldeia global. Na era globalizada da informação digitalizada, o acesso ao conhecimento é relativamente fácil, imediato, onipresente e acessível. Num intercâmbio globalizado indivíduos anônimos influenciam por logaritmos o comportamento do Homo sapiens, o que a evolução por meio dos genes levou cerca de 300.000 anos a internet com menos de 60 anos, e impõe-se ao nosso cotidiano de forma condicionante, como areia movediça social que reflete os anseios da humanidade, deixando um universo cada vez mais fragmentado e ampliando as possibilidades de comunicação e de aprendizagem. Diante deste contexto, o ensaio tem como objetivo compreender o uso das ferramentas tecnológicas no cenário educacional sob a ótica de uma nova metodologia de ensino, que envolve a interação digital dos alunos com os conteúdos. A escolha do tema foi significativa, pelo tema ser oportuno, sobretudo, porque ainda não se encontra superada a necessidade de estudar a importância do uso da tecnologia e sua influência no processo ensino e aprendizagem. A questão problemática aqui analisada se norteia a partir das seguintes indagações: De que forma o docente utiliza as ferramentas tecnológicas dentro e fora da sala de aula (on-line e off-line)? Como a tecnologia digital pode proporcionar maior apropriação do conhecimento científico? Como utilizar a tecnologia digital e manter os focos dos alunos nas aulas? Para buscar a compreensão necessária e expor as ideias, análises e o ponto de vista com relação a temática, foi necessário pesquisas teóricas em artigos em português, nas bases de dados do Google Acadêmico, para proporcionar familiaridade com a situação problema e apresentar a importância no reconhecimento da tecnologia e como ela pode contribuir efetivamente na atividade educativas, desenvolvendo uma dinâmica de trabalho com potencial para estimular os aspectos educacionais. Os resultados apresentam que o modelo de ensino com base no tripé professor-giz-quadro negro está com os dias contados. A escola passa por mudanças profundas, que envolvem a necessidade de dominar as ferramentas do mundo da informação digital.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY