EDUCAÇÃO DIGITAL: A SIMBIOSE ENTRE A INFORMAÇÃO DIGITAL E A ESCOLA

Autores/as

  • Dirce Grein Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6071

Palabras clave:

Aprendizagem. Cibercultura e escola.

Resumen

O desenvolvimento da internet dita regras sobre o conceito de educação e aprendizagem no século XXI, inaugurando uma verdadeira revolução na aldeia global. Na era globalizada da informação digitalizada, o acesso ao conhecimento é relativamente fácil, imediato, onipresente e acessível. Num intercâmbio globalizado indivíduos anônimos influenciam por logaritmos o comportamento do Homo sapiens,  o que a evolução por meio dos genes levou cerca de 300.000 anos a internet com menos de 60 anos, e   impõe-se ao nosso cotidiano de forma condicionante, como areia movediça social  que reflete os anseios da humanidade, deixando um universo cada vez mais fragmentado e ampliando as possibilidades de comunicação e de aprendizagem. Diante deste contexto, o ensaio tem como objetivo compreender o uso das ferramentas tecnológicas no cenário educacional sob a ótica de uma nova metodologia de ensino, que envolve a interação digital dos alunos com os conteúdos. A escolha do tema foi significativa, pelo tema ser oportuno, sobretudo, porque ainda não se encontra superada a necessidade de estudar a importância do uso da tecnologia e sua influência no processo ensino e aprendizagem. A questão problemática aqui analisada se norteia a partir das seguintes indagações: De que forma o docente utiliza as ferramentas tecnológicas dentro e fora da sala de aula (on-line e off-line)? Como a tecnologia digital pode proporcionar maior apropriação do conhecimento científico? Como utilizar a tecnologia digital e manter os focos dos alunos nas aulas? Para buscar a compreensão necessária e expor as ideias, análises e o ponto de vista com relação a temática, foi necessário pesquisas teóricas em artigos em português, nas bases de dados do Google Acadêmico, para proporcionar familiaridade com a situação problema e apresentar a importância no reconhecimento da tecnologia e como ela pode contribuir efetivamente na atividade educativas, desenvolvendo uma dinâmica de trabalho com potencial para estimular os aspectos educacionais. Os resultados apresentam que o modelo de ensino com base no tripé professor-giz-quadro negro está com os dias contados. A escola passa por mudanças profundas, que envolvem a necessidade de dominar as ferramentas do mundo da informação digital.

Biografía del autor/a

Dirce Grein, Universidade da Região de Joinville

Ciências Biológicas Especialização: Metodologia do processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Aluna especial da disciplina de Trabalho e Formação Docente do Mestrado em Educação da Univille Universidade da Região de Joinville. E-mail: dirce.grein@saobentodosul.edu.sc.gov.br   

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Grein, D. . (2022). EDUCAÇÃO DIGITAL: A SIMBIOSE ENTRE A INFORMAÇÃO DIGITAL E A ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1406–1423. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6071