ABSTENÇÃO DISCENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6070Palabras clave:
Absenteísmo. Discente e educação física escolar.Resumen
A presente monografia visa refletir e caracterizar a educação física escolar aplicada nas escolas e como seus conteúdos são tratados pelo professor e ofertados aos alunos, mais especificamente a disciplina ofertada para o 9° ano do ensino fundamental anos finais, por se tratar de uma faixa etária a qual os discentes possuem um pensamento mais concreto sobre suas práticas e ações dentro e fora dos muros da escola. Um tópico de grande importância que é abordado nesse trabalho é a abstenção discente nas aulas de educação física escolar, fator de extrema importância para o meio educacional e explicar se o mesmo ocorre apenas pelo fato dos alunos não gostarem de praticar atividades físicas. Será dada uma atenção também as suas raízes e possíveis explicações para esse fenômeno tão presente na atualidade.A repetição de conteúdos no último ano do ensino fundamental aliada com a falta de planejamento e tratamento de pedagógico da disciplina, falta de materiais e recursos para o cumprimento das atividades escolares, contribuem para abstenção de alunos nas aulas e a criação de um ambiente desfavorável para o crescimento educacional. Reconhecemos que para tentar solucionar a problemática do absenteísmo discente é necessário um estudo mais aprofundado de suas causas, mas com a revisão bibliográfica é possível mostrar o papel da educação física na escola e traçar caminhos para que os alunos participem ativamente das aulas.
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