O ENSINO DE FILOSOFIA NO REGIME CIVIL-MILITAR: A POLÍTICA IDEOLÓGICA PRESENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURRÍCULO EDUCACIONAL

Autores/as

  • Raimundo Ferreira Moreira

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6045

Palabras clave:

Regime Civil-Militar. Educação Tecnicista. Ensino de Filosofia.

Resumen

O presente artigo trata sobre o ensino de filosofia durante o período do regime civil-militar, de acordo com a Lei nº 5.692/71, que retirou da grade curricular do Ensino Secundário a disciplina de Filosofia, sendo substituída pelas disciplinas de EMC - Educação Moral e Cívica e OSPB – Organização Social e Política Brasileira, como obrigatórias, revogando a Lei nº 4.024/61, onde essa disciplina constava na grade curricular como complementar. Tem como objetivo discutir as interferências no processo educacional do ensino de filosofia, capitaneadas pela classe dominante em consonância com o regime civil-militar que perdurou entre os anos de 1964-1985. Neste período, o país vivenciava um forte crescimento econômico, dado a ampliação da indústria com o aumento da mão de obra, devido aos investimentos norte-americanos, e, com isso, o ensino-aprendizagem era desenvolvido na perspectiva de uma educação tecnicista que valorizava os aspectos morais e patrióticos no sentido de fortalecer a sistematização da ideologia militar. Nesses termos, refletimos sobre o ensino de filosofia no regime civil-militar: a política ideológica presente no processo de ensino-aprendizagem no currículo educacional. O caminho metodológico utilizado se deu por meio da pesquisa bibliográfica. Espera-se com este estudo um repensar sobre a importância do ensino de filosofia, na perspectiva de uma formação crítica e humana. 

Biografía del autor/a

Raimundo Ferreira Moreira

Mestre em Ciências da Educação. Graduado em Direito. Licenciatura em Filosofia. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Direito Civil e do Consumidor. Especialista em Direito Educacional. E-mail: professormoreira@hotmail.com.

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Moreira, R. F. . (2022). O ENSINO DE FILOSOFIA NO REGIME CIVIL-MILITAR: A POLÍTICA IDEOLÓGICA PRESENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURRÍCULO EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1155–1172. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6045