DESAFIOS QUE OS ESTUDANTES NATIVOS DIGITAIS LEVAM PARA A ESCOLA: RELATOS DE PROFESSORES

Autores/as

  • Jorge Alberto dos Santos Consultor Independente

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.602

Palabras clave:

TIC. Estudantes nativos digitais. Papel do professor.

Resumen

Partindo do pressuposto que a TIC – Tecnologia da Informação de Comunicação está presente no cotidiano da sociedade moderna e considerando que esta pode ser percebida no ambiente escolar, um questionamento emergiu: Quais os desafios que estudantes nativos digitais levam para escola dada a perspectiva do professor? Com base no momento atual em que as tecnologias digitais avançam em direção a sociedade contemporânea, consideramos que as ferramentas e os serviços oferecidos pela TIC para o contexto escolar merecem maior atenção e pesquisa. Assim, foram verificadas a evolução de história da informática e TICs, o papel do professor no contexto escolar, os estudantes nativos digitais bem como o uso da internet nas escolas, para dar um panorama de que como estes elementos estão se organizando no espaço educacional. Para isso, foram feitas pesquisas acadêmicas em livros, artigos científicos e aplicação de questionário para professores de uma escola pública do Distrito Federal com o foco de investigar os possíveis desafios que os estudantes nativos digitais levam para a escola. Foram elaboradas três categorias de análise: ferramentas de TIC, provedor de serviços e a aperfeiçoamento. Os resultados alcançados com a pesquisa realizada permitiram identificar que existem desafios a serem superados pelos docentes em suas atividades pedagógicas, dentre eles o de assumirem o papel de “filtro” das informações acessadas a partir dos dispositivos tecnológicos dos alunos ou da própria escola no ambiente de ensino. Finalmente, entendo a necessidade de uma melhor atenção do professor para  o uso dos recursos de TIC na escola.

 

Biografía del autor/a

Jorge Alberto dos Santos, Consultor Independente

Professor Mestre de Graduação e Pós-Graduação na modalidade presencial e EAD em Faculdades Particulares de Brasília e Centro Universitário, Pós-Graduado em Governança de TI, Graduado em Administração de Empresas. Instrutor de Cursos Técnicos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Palestrante em eventos sobre de Governança de TI. Atuante como Gerente de Projetos de TI certificado PMP e Prince2, Consultor de Governança de TI em uma empresa no ramo de tecnologia da informação. Vivência na área de Administração de Empresas, Gestão de Processos de TI, Gestão de Equipe, Desenvolvimento Profissional, Planejamento Estratégico e Mapeamento e Melhoria de Processos. Experiência e atuação na área de Infraestrutura de TI em várias organizações do mercado de Brasília. Pesquisador e incentivador de metodologias para gestão humanizada de pessoas e de ferramentas tecnológicas para apoio ao ensino. E-mail: ntjorge@gmail.com

Publicado

2021-02-27

Cómo citar

Santos, J. A. dos . (2021). DESAFIOS QUE OS ESTUDANTES NATIVOS DIGITAIS LEVAM PARA A ESCOLA: RELATOS DE PROFESSORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 23. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.602