DESAFIOS QUE OS ESTUDANTES NATIVOS DIGITAIS LEVAM PARA A ESCOLA: RELATOS DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.602Palabras clave:
TIC. Estudantes nativos digitais. Papel do professor.Resumen
Partindo do pressuposto que a TIC – Tecnologia da Informação de Comunicação está presente no cotidiano da sociedade moderna e considerando que esta pode ser percebida no ambiente escolar, um questionamento emergiu: Quais os desafios que estudantes nativos digitais levam para escola dada a perspectiva do professor? Com base no momento atual em que as tecnologias digitais avançam em direção a sociedade contemporânea, consideramos que as ferramentas e os serviços oferecidos pela TIC para o contexto escolar merecem maior atenção e pesquisa. Assim, foram verificadas a evolução de história da informática e TICs, o papel do professor no contexto escolar, os estudantes nativos digitais bem como o uso da internet nas escolas, para dar um panorama de que como estes elementos estão se organizando no espaço educacional. Para isso, foram feitas pesquisas acadêmicas em livros, artigos científicos e aplicação de questionário para professores de uma escola pública do Distrito Federal com o foco de investigar os possíveis desafios que os estudantes nativos digitais levam para a escola. Foram elaboradas três categorias de análise: ferramentas de TIC, provedor de serviços e a aperfeiçoamento. Os resultados alcançados com a pesquisa realizada permitiram identificar que existem desafios a serem superados pelos docentes em suas atividades pedagógicas, dentre eles o de assumirem o papel de “filtro” das informações acessadas a partir dos dispositivos tecnológicos dos alunos ou da própria escola no ambiente de ensino. Finalmente, entendo a necessidade de uma melhor atenção do professor para o uso dos recursos de TIC na escola.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY