LA INSERCIÓN DEL SERVICIO SOCIAL EN LA EDUCACIÓN BÁSICA: EXPERIENCIA DE UNA INSTITUCIÓN EDUCATIVA PRIVADA Y FILANTRÓPICA EN SANTARÉM- PARÁ

Autores/as

  • Beatriz Gomes Rabelo Centro Universitário Luterano de Santarém
  • Lorena Guimarães Ferreira Honorato Centro Universitário Luterano de Santarém
  • Ivone Domingos e Silva Centro Universitário Luterano de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5945

Palabras clave:

Assistente Social. Serviço Social. Educação.

Resumen

Esse artigo buscou analisar o assistente social inserido em uma instituição de ensino privada e filantrópica do município de Santarém- Pará, seus benefícios e desafios profissionais. Para entender este processo será realizada uma revisão bibliográfica das relações que o permeiam e dos indivíduos envolvidos, como a instituição familiar, que em conjunto com os alunos formam a comunidade escolar, além de um breve histórico acerca da evolução da área educacional. A metodologia de pesquisa abordou aspectos qualitativos e quantitativos, com a abordagem hipotético-dedutiva. Os dados citados no trabalho foram obtidos através de uma entrevista com a profissional de Serviço Social do Colégio Santa Clara, possibilitando identificar o seu perfil, suas principais contribuições e dificuldades, bem como a caracterização do público atendido, as maiores demandas e quantitativo de beneficiados com o programa de assistência estudantil. Tal experiência evidencia a importância e necessidade da presença do assistente social na escola, sendo uma das ferramentas que implicam diretamente no desenvolvimento do estudante.

Biografía del autor/a

Beatriz Gomes Rabelo, Centro Universitário Luterano de Santarém

Graduanda em Serviço Social pelo Centro Universitário Luterano de Santarém. E-mail: biagomesstm@hotmail.com.

Lorena Guimarães Ferreira Honorato, Centro Universitário Luterano de Santarém

Orientadora- Mestra em Promoção de Saúde pela Universidade Adventista de São Paulo-UNASP. Especialista em Gestão de Políticas de Saúde Informada Por Evidências pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa- IEP/HSL. Docente do Curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Luterano De Santarém.

Ivone Domingos e Silva, Centro Universitário Luterano de Santarém

Co-orientadora- Mestra em Planejamento e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará. Docente do Curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Luterano De Santarém.

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Rabelo, B. G. ., Honorato, L. G. F. ., & Silva, I. D. e . (2022). LA INSERCIÓN DEL SERVICIO SOCIAL EN LA EDUCACIÓN BÁSICA: EXPERIENCIA DE UNA INSTITUCIÓN EDUCATIVA PRIVADA Y FILANTRÓPICA EN SANTARÉM- PARÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 532–548. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5945