A RELAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM A EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE EJA NO MUNICÍPIO DE SÃO MAMEDE-PB
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5932Palabras clave:
Escrita. Evasão escolar. Modalidade EJA. Leitura.Resumen
O objeto de estudo desta proposta de pesquisa está diretamente ligado as dificuldades de leitura e da escrita existentes no ciclo III da EJA, o que caracteriza um dos motivos que acarreta a evasão escolar, numa perspectiva da escola públicas do município de São Mamede-PB. A leitura proporciona ao indivíduo o conhecimento do mundo, da cultura e o acesso às informações em diferentes fontes. Todavia, é necessário desenvolver pesquisas que possibilitem um olhar diferenciado para a relação entre leitura, escrita e evasão escolar, com o propósito de inferir nas práticas educativas que corroborem para o desenvolvimento das habilidades necessárias dentro de cada ciclo na modalidade EJA. Dessa forma, objetivou verificar a relação da leitura e da escrita com a evasão escolar no ciclo III da EJA, na Escola Estadual Napoleão Abdon Nóbrega, em São Mamede-PB. Participaram da pesquisa os educandos, no qual o tipo de estudo foi descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de pesquisa questionários, com questões objetivas e subjetivas. Os principais motivos citados, pelos participantes da pesquisa, que fariam os(as) educandos(as) a desistirem da EJA são: emprego; não ter alguém para ficar com meus filhos enquanto vai à; o marido (ou a esposa) pedir para abandonar os estudos; as aulas serem chatas e conteúdos complicados. Percebe-se que a estabilidade financeira é o fator preponderante que leva o educando da EJA, da Escola Napoleão Abdon da Nóbrega, a desistir de estudar.
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