SABERES DOCENTES: AS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE ENSINO TÉCNICO

Autores/as

  • André Luís Pinto de Oliveira Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza- CEETEPS
  • Alessandro Segala Romano Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza- CEETEPS
  • Rosália Maria Netto Prados Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza- CEETEPS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.585

Palabras clave:

Professor. Educação Profissional. Saberes docentes.

Resumen

Este artigo discute as perspectivas profissionais de professores que atuam em uma instituição pública de educação técnica e tecnológica do Estado de São Paulo. Baseia-se em estudos sobre saberes docentes, educação profissional e formação de professores. Seus objetivos são descrever os saberes que constituem o professor e analisar suas perspectivas profissionais. No desenvolvimento desta discussão, propõe-se, de acordo com uma metodologia de abordagem qualitativa a partir dos saberes docentes estudados, uma análise das perspectivas dos professores em relação à sua profissão. Nesta análise, foi aplicado o programa IRAMUTEQ, software de análise de conteúdo, para identificar e visualizar os saberes docentes e suas perspectivas profissionais. Os estudos mostraram que a profissão docente em educação profissional requer vivência em sala de aula, bem como nas demais atividades profissionais, além de atualização constante de conhecimentos.

 

Biografía del autor/a

André Luís Pinto de Oliveira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza- CEETEPS

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS); Orcid https://orcid.org/0000-0002-2686-111. e-mail  alp.oliveira01@gmail.com.

Alessandro Segala Romano, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza- CEETEPS

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS); Orcid https://orcid.org/0000-0001-9741-7483. e-mail alesromano@yahoo.com.br.

Rosália Maria Netto Prados , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza- CEETEPS

Professora pesquisadora do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS); e-mail: rosalia.prados@gmail.com.

Publicado

2021-02-27

Cómo citar

Oliveira, A. L. P. de ., Romano, A. S. ., & Prados , R. M. N. . (2021). SABERES DOCENTES: AS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE ENSINO TÉCNICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 15. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.585