TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO POSSIBILIDADE ASSISTIVA: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO IV- OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE

doi.org/10.29327/4130536

Autores

  • ALINE SILVA DO CARMO Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva. Educação. Inclusão.

Resumo

A proposta deste trabalho é trazer uma discussão entre os fenômenos que permeiam a Tecnologia Assistiva (TA) e a inclusão da pessoa com deficiência em ambientes socioeducacionais, nosso lócus de pesquisa é o Centro de Especialização em Reabilitação IV, (CER-IV) extensão das Obras Sociais Irmã Dulce que desde 1993 possui um programa, referência em Tecnologia Assistiva, o CER IV trabalha na perspectiva de que o aluno com deficiência é responsável pelo seu processo de aprendizagem, propondo aos mesmos uma melhor articulação de suas possibilidades e instrumentalizando de forma a prepara-los para a vida. Como objetivo geral pretende-se analisar a prática formativa com as TA no CERIV com fins de verificar a inserção e uso das mesmas como prática de inclusão das pessoas com necessidades especiais educacionais na educação regular Como forma de subsidiar nosso entendimento acerca da TA e sua relação com as propostas inclusivas, abordamos o contexto histórico da educação inclusiva no Brasil, as possibilidades das práticas pedagógicas e as possibilidades tecnológicas para uma educação inclusiva juntamente com a formação docente, e por fim traremos à análise das possibilidades de inclusão. Como forma de compreender os fenômenos presentes nas relações entre as TIC, TA e inclusão propomos os Analisar o uso das TA nos contextos educativos como potencializadoras da aprendizagem; Verificar como o trabalho educativo com a TA contribui para o desenvolvimento da aprendizagem de pessoas com necessidades educativas especiais, e Entender as TA como prática de inclusão nos espaços educacionais regulares Nossa concepção de abordagem da (TA) se dá a partir das possibilidades dispostas pelo avanço das (TIC) e o surgimento de um novo perfil social que é potencialmente tecnológico. A partir desse pressuposto, propomos mesmo diante de todos os desafios educacionais, construir um cenário no qual o uso das Tecnologias da Informação Comunicação como Tecnologia Assistiva, possam contribuir para a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais e/ou deficiência no ensino regular.

 

 

 

Biografia do Autor

ALINE SILVA DO CARMO, Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pós- Graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional Pela Faculdade Hélio Rocha. Extensão em Desenvolvimento Cognitivo da Pessoa Idosa, pesquisadora da área de Tecnologia Assistiva e Tecnologia Educacional. Atualmente, Atua como Psicopedagoga Clínica em espaço próprio, e institucional em escolas e empresas, com capacitação de professores e gestores educacionais.

 

 

 

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Publicado

2021-02-27

Como Citar

CARMO, A. S. D. . (2021). TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO POSSIBILIDADE ASSISTIVA: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO IV- OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE: doi.org/10.29327/4130536. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 81. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/578

Edição

Seção

E-books

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