TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO POSSIBILIDADE ASSISTIVA: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO IV- OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE
doi.org/10.29327/4130536
Keywords:
Tecnologia Assistiva. Educação. Inclusão.Abstract
A proposta deste trabalho é trazer uma discussão entre os fenômenos que permeiam a Tecnologia Assistiva (TA) e a inclusão da pessoa com deficiência em ambientes socioeducacionais, nosso lócus de pesquisa é o Centro de Especialização em Reabilitação IV, (CER-IV) extensão das Obras Sociais Irmã Dulce que desde 1993 possui um programa, referência em Tecnologia Assistiva, o CER IV trabalha na perspectiva de que o aluno com deficiência é responsável pelo seu processo de aprendizagem, propondo aos mesmos uma melhor articulação de suas possibilidades e instrumentalizando de forma a prepara-los para a vida. Como objetivo geral pretende-se analisar a prática formativa com as TA no CERIV com fins de verificar a inserção e uso das mesmas como prática de inclusão das pessoas com necessidades especiais educacionais na educação regular Como forma de subsidiar nosso entendimento acerca da TA e sua relação com as propostas inclusivas, abordamos o contexto histórico da educação inclusiva no Brasil, as possibilidades das práticas pedagógicas e as possibilidades tecnológicas para uma educação inclusiva juntamente com a formação docente, e por fim traremos à análise das possibilidades de inclusão. Como forma de compreender os fenômenos presentes nas relações entre as TIC, TA e inclusão propomos os Analisar o uso das TA nos contextos educativos como potencializadoras da aprendizagem; Verificar como o trabalho educativo com a TA contribui para o desenvolvimento da aprendizagem de pessoas com necessidades educativas especiais, e Entender as TA como prática de inclusão nos espaços educacionais regulares Nossa concepção de abordagem da (TA) se dá a partir das possibilidades dispostas pelo avanço das (TIC) e o surgimento de um novo perfil social que é potencialmente tecnológico. A partir desse pressuposto, propomos mesmo diante de todos os desafios educacionais, construir um cenário no qual o uso das Tecnologias da Informação Comunicação como Tecnologia Assistiva, possam contribuir para a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais e/ou deficiência no ensino regular.
Downloads
Published
How to Cite
License
Atribuição CC BY