A PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DA EJA ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DE PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5652Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos. Pedagogia de Projetos. Motivação. Gestão escolar., 'Resumen
Este estudo é um recorte da minha dissertação de mestrado, realizado na Universidad Interamericana, destaca o papel da gestão escolar na motivação dos alunos da EJA IV da EMEIF - Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Correia Lima, localizada, em Fortaleza-CE. A referida escola realiza uma série de atividades pedagógicas e projetos escolares com o intuito de motivar os alunos e, se não erradicar, pelo menos diminuir os casos de desistência ou abandono. Para tanto, recorre-se a alguns estudos de pesquisadores dessa temática, a exemplo de Paulo Freire, além de artigos disponibilizados na internet, bem como a legislação vigente, mormente à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº. 9.394/96, e Constituição Federal do Brasil de 1988. A metodologia deste estudo foi baseada em pesquisa bibliográfica e pesquisas de campo, realizada na escola citada, por meio de entrevistas semiestruturadas. Conclui-se, portanto, que a participação da gestão escolar na elaboração e aplicação dos projetos tem sido de fundamental importância, uma vez que se constata que as metodologias de projetos podem influenciar não só no resultado final do curso, como também na ampliação de oportunidades de aprovação dos cursistas, visto que promovem maior interesse e consequentemente maior aprendizado, aumentando, dessa forma, suas respectivas visões de mundo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY