EXPERIÊNCIA DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ON-LINE COM PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM HTLV NA BAHIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores/as

  • Ricardo Marinho da Silva Universidade de São Paulo – IP USP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5651

Palabras clave:

Artigo. HTLV. Psicologia e Pandemia de covid-19.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir a experiência de atendimento psicológico on-line com pacientes diagnosticados com HTLV no ambulatório público no estado da Bahia. As principais demandas identificadas nos relatórios dos atendimentos foram angústias, medos, ansiedade frente ao adoecimento causado pelo HTLV e fatores somados pelo isolamento social ocasionado pela pandemia da SARS-COV-2 (Covid-19). A metodologia de investigação neste estudo é qualitativa, de natureza não probabilística. O objeto de análise será os registos de evoluções dos atendimentos realizados, no período de novembro de 2020 até fevereiro de 2021, utilizando para metodologias de tratamento de dados o software Nvivo-12. Espera-se a partir do relato de experiência tecer reflexões que proponham novas configurações de saber e, consequentemente, de produzir novos conhecimentos.

Biografía del autor/a

Ricardo Marinho da Silva, Universidade de São Paulo – IP USP

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista CAPES do programa de Mestrado em Psicologia Clínica Pela Universidade de São Paulo – IP USP.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/5947783018928685ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3786-3128. E-mail: ricardomarinhopsicologia@gmail.com

 

Publicado

2022-06-02

Cómo citar

Silva, R. M. da . (2022). EXPERIÊNCIA DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ON-LINE COM PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM HTLV NA BAHIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 2258–2276. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5651