A ESTÉTICA E A SUA INFLUÊNCIA NA IMAGEM CORPORAL DAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5539Palabras clave:
Influência. Mídia. Estética. Aparência corporal ou física.Resumen
INTRODUÇÃO: Os padrões de beleza estiverem ligados a valores socioculturais, a forma como o culto a determinados padrões de beleza é aderida na sociedade, pode ocasionar serias complicações para a saúde das pessoas que levam mulheres a depreciação por não estar adequada no modelo que é imposto, mantendo-as sempre em conflito com o espelho, confinadas nesse mundo que é estar sempre com o modelo corporal visto como belo pela sociedade. Destaca-se ainda que boa parte do sexo feminino assiste televisão e possui alguma ocupação, sendo que na questão da imagem corporal sentem insatisfação com o seu peso, essas mulheres buscam métodos como dieta para obter a perda de peso, e algumas realiza cirurgias plásticas, para essas mulheres a influência da mídia. METODOLOGIA: A Revisão Integrativa da Literatura onde será realizada a busca de artigos, nas seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE). Para a pesquisa utilizara-se os descritores Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Estética; Imagem corporal; Padrões de beleza; Mulheres brasileiras, onde os descritores serão cruzados nas bases de dados utilizando o operador booleano AND (Estética AND Imagem corporal AND Padrões de beleza AND Mulheres brasileiras). RESULTADOS: Na pesquisa encontrou-se 20 artigos na base de dados LILACS, 21 na PEDro, 77 na MEDLINE e 22 na PubMed, após aplicação dos filtros para delimitar o período de publicação dos últimos seis anos, ficaram 80 artigos, sendo 8 artigos na LILACS, 10 artigos na PEDro, 52 na MEDLINE e 10 PubMed e desses foram selecionados 6 artigos para compor a revisão integrativa. DISCUSSÃO: O estereótipo da beleza, as regras que podem garantir a saúde do corpo e as diversas técnicas que todos podem utilizar para gerir a deformação adequada da sua imagem, são continuamente difundidos e utilizados como referência estética, os tempos contemporâneos exigem que as pessoas mudem sua aparência para se adaptarem aos padrões da mídia, que está relacionada ao culto ao corpo. CONCLUSÃO: Assim como foi denotado neste existem diversos estereótipos de beleza feminina uma vez que sociedade gira em torno da propagação de informações e conceitos propagados pela mídia, e a mídia bem influenciado de forma incessante a busca por uma beleza considerada a ideal, levando a um consumo exagerado de produtos de beleza e práticas que as levam a alcançar tais exigências e com isso transformando suas identidades em nome da beleza exigida pela sociedade
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