ALFABETIZAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Alessandra Aparecida da Silva Bitencourt Faculdade de Tecnologia do Ipê FAIPE
  • Cássia Aparecida de Mello Amaral Jesus Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas
  • Luciana José de Oliveira Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão – FEICS
  • Surizaday Fátima de Souza Dutra Faculdade de Ciências e Tecnologia Paulista – FACITEP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5386

Palabras clave:

Crianças. Linguagens. Letramento.

Resumen

A alfabetização já ocorre no Ensino Fundamental, preferencialmente nos três primeiros anos dessa etapa da educação básica, mas há um debate sobre quando esse ensino deve começar. O objetivo deste artigo foi investigar conceitos de tendência relacionados ao processo de alfabetização na educação infantil. Pode-se concluir que enquanto uma atualmente valoriza as outras linguagens das crianças e a alfabetização na linguagem infantil, a outra acredita que as crianças são expostas à linguagem escrita antes mesmo de ingressar na escola, e é no espaço escolar que esse conhecimento é sistematizado.

Biografía del autor/a

Alessandra Aparecida da Silva Bitencourt, Faculdade de Tecnologia do Ipê FAIPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Especialista em Educação Infantil com Ênfase nos Anos Iniciais pela Faculdade de Tecnologia do Ipê FAIPE.

Cássia Aparecida de Mello Amaral Jesus, Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Cândido Rondon – UNIRONDON, Especialista em Educação Infantil – Alfabetização Séries Iniciais Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas – ICE.

Luciana José de Oliveira, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão – FEICS

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera, Especialista em Educação Infantil – Séries Iniciais pela Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão – FEICS.

Surizaday Fátima de Souza Dutra, Faculdade de Ciências e Tecnologia Paulista – FACITEP

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universidade UNIC, Especialista Educação Especial com Ênfase em Atendimento Educacional Especializado - AEE pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Paulista – FACITEP.

Publicado

2022-05-20

Cómo citar

Bitencourt, A. A. da S. ., Jesus, C. A. de M. A. ., Oliveira, L. J. de ., & Dutra, S. F. de S. . (2022). ALFABETIZAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1939–1948. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5386