A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES A CERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADA MARIA DO CÉU PEREIRA FERNANDES NO MUNICÍPIO DE GOIANINHA-RN

Autores/as

  • Paulo César Adelino dos Santos Veni Creator Christian University
  • Marcela Tarciana Cunha Silva Martins Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5373

Palabras clave:

Ensino religioso. Tratamento didático. Reflexões docentes.

Resumen

 O presente artigo discorre sobre a percepção dos professores a cerca da prática pedagógica na disciplina ensino religioso na Escola Municipal Deputada Maria do Céu Pereira Fernandes no município de Goianinha-RN. Teve como objetivo refletir sobre as estratégias utilizadas e como os docentes veem o desenvolvimento da disciplina em sala de aula, já que com a temática do ensino religioso devemos lutar contra a intolerância religiosa, a formação deficiente dos professores para a disciplina, além da falta de recursos nas escolas públicas. Assim, buscou-se ouvir os docentes para que, através de sua percepção, pudéssemos nortear os planejamentos de ensino e obter melhores resultados a cerca da assimilação dos educandos sobre as temáticas do ensino religioso. Fundamentamos essas percepções a luz de teóricos e documentos norteadores da educação básica brasileira.

Biografía del autor/a

Paulo César Adelino dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutor em Ciencias da Educação pela Veni Creator Christian University, Mestre em Ciências da Educação pela UNASUR, especialista em Gestão Escolar e Coordenação pedagógica pela Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia, História do RN pela UNP e Psicopedagogia clínica e institucional pela UNIFACEX, graduado em Pedagogia pela UVA e Geografia pela UNP, Professor na Escola Municipal Deputada Maria do Céu Pereira Fernandes e na Escola Estadual Prof. Francisco Barbosa em Goianinha-RN. Pesquisador das áreas de educação religiosa, história do RN, formação de professores.

Marcela Tarciana Cunha Silva Martins, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora de cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Veni Creator Christian University, pesquisadora em formação de professores, tratamento didático, letramento e outras áreas ligadas a Educação. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (1999), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Experiência na área de ensino em Educação e Saúde com os seguintes componentes curriculares: Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, Metodologia do Trabalho Científico e Estágio Supervisionado em ensino de Ciências e Biologia, Pesquisa (Ensino, Extensão e Seminário), Embriologia, Histologia, Citologia, Genética, Bioquímica, e Botânica. Experiência na pesquisa atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia; Educação Ambiental, Meio Ambiente e Saúde, Botânica, Sementes, Cactaceae, Euphorbiaceae, Fisiologia, Bioquímica, Germinação, Dormência e Citogenética de Plantas.

Publicado

2022-05-31

Cómo citar

Santos, P. C. A. dos ., & Martins, M. T. C. S. . (2022). A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES A CERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADA MARIA DO CÉU PEREIRA FERNANDES NO MUNICÍPIO DE GOIANINHA-RN. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 106–122. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5373