O BEHAVIOR SKILLS TRAINING (BST) EM PROFISSIONAIS PARA MANEJO DE COMPORTAMENTOS DESAFIANTES EM CRIANÇAS COM AUTISMO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5129Palabras clave:
Behavioral skills training. Staff training. Autism spectrum disorder. Disruptive behaviors.Resumen
INTRODUÇÃO: O Behavior Skills Training (BST) é um procedimento que auxilia na aquisição de diferentes repertórios comportamentais e no ensino de habilidades, a vista disso, propõe-se neste estudo o uso em sujeitos com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos neurótipicos. Este estudo se justifica na utilidade do procedimento e sua relevância em diferentes áreas de conhecimento, entre elas a educação, saúde e áreas afins. OBJETIVO: Buscou-se identificar o comportamento desafiante, além disso, propôs-se, analisar o comportamento, suas funções, a avaliação funcional e apresentar o BST e seus principais componentes. MÉTODO: O presente estudo foi uma pesquisa bibliográfica exploratória, foram realizadas buscas por meio de diferentes bases de dados e portais de pesquisa como: Google Scholar, OpenSiuc, Behavior Analysis in Practice, Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, Pubmed, Behavioral Interventions RESULTADOS: Observou-se diversas evidências científicas do BST no ensino de repertórios em diferentes campos de conhecimento e contextos de vida e a modesta produção de conhecimento cientifico na saúde e educação, como também se apresenta cientificamente como um procedimento eficaz para o ensino de novos repertórios comportamentais em sujeitos, tanto típicos como atípicos, foi visto em diferentes pesquisas apresentadas neste estudo, seu potencial de resolutividade, eficiência e produtividade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo possibilitou ampliar o olhar e sugerir alternativas de intervenções e refletir acerca de ações voltadas ao treino de profissionais para o manejo de comportamentos desafiantes em crianças com TEA. Pesquisar sobre este tema auxilia no entendimento dos diversos aspectos envolvidos na atuação do profissional, perceber que se faz necessário ampliar os estudos e discussões sobre este tema que permeia diferentes práticas profissionais.
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