RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AUTONOMIA DOS BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS

Autores/as

  • Edenil Ferreira Dias Fonseca Rede Municipal da Cidade de Cáceres
  • Flaviane e Faria Caetano Ferreira Rede Municipal da Cidade de Cáceres

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.5043

Palabras clave:

Educação Infantil. Bebês. Autonomia.

Resumen

A Educação Infantil no Brasil é marcada pela dualidade cuidar e educar. Esta dualidade é ainda mais evidente no cotidiano do berçário, pois bebês têm necessidades e demandam das educadoras práticas além do que é considerado educacional. O relato de experiência conta com narração de situações vividas e que temos de experiência de práticas, para serem compartilhadas com os interessados por Educação, pois há descrição e análise de experiências vividas na sala de bebês de um ano, entrelaçadas com as teorias adotadas que permeiam nossas práticas. É relatado também a forma como os bebês ingressam no mundo da matemática de maneira singular utilizando o seu próprio corpo nas suas movimentações sobre os espaços.

Biografía del autor/a

Edenil Ferreira Dias Fonseca, Rede Municipal da Cidade de Cáceres

Professora da Rede Municipal da Cidade de Cáceres-MT, formada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Infantil.

Flaviane e Faria Caetano Ferreira, Rede Municipal da Cidade de Cáceres

Professora da Rede Municipal da Cidade de Cáceres – MT, formada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão Escolar.

Publicado

2024-09-13

Cómo citar

Fonseca, E. F. D., & Ferreira, F. e F. C. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AUTONOMIA DOS BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 1812–1821. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.5043