A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Benedita Maia de Amorim Manfrin Instituto Cuiabano de Educação – ICE
  • Dulcineia de Moraes Santos Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Laura Patrícia Amorim Leite Delgado Universidade de Cuiabá
  • Lucilene Cruz de Souza Oliveira Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Marenil Alessandra de Siqueira Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Márcia do Socorro Dias Sousa Faculdade Afirmativo
  • Rosineia Pereira Barcelos Avelar Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4675

Palabras clave:

Pedagogia. Arte-educação. Educação Infantil.

Resumen

Este artigo pretende identificar como as artes podem ser importantes para o desenvolvimento das crianças, no contexto da formação de  indivíduos que possam contribuir positivamente para a sociedade como um todo, um modelo totalmente contrário ao modelo que a escola toma como o objetivo básico de formar pessoas aptas a participar do mercado de trabalho. O caso é que nesse modelo as expressões artísticas e culturais de uma sociedade são fundamentais, pois não são consideradas importantes para a formação da criança e o resultado disso é apenas o acúmulo de conhecimento, não tem efeito mental ou emocional. Para facilitar a conteúdotização do conteúdo apresentado neste artigo, ele foi dividido em cinco temas principais, na forma de apresentar um panorama completo da arte-educação no Brasil.

Biografía del autor/a

Benedita Maia de Amorim Manfrin, Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Dulcineia de Moraes Santos, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Laura Patrícia Amorim Leite Delgado, Universidade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá.

Lucilene Cruz de Souza Oliveira, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Marenil Alessandra de Siqueira Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Márcia do Socorro Dias Sousa, Faculdade Afirmativo

Graduada 2ª Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Rosineia Pereira Barcelos Avelar, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Publicado

2022-03-30

Cómo citar

Manfrin, B. M. de A. ., Santos, D. de M. ., Delgado, L. P. A. L. ., Oliveira, L. C. de S. ., Ribeiro, M. A. de S. ., Sousa, M. do S. D. ., & Avelar, R. P. B. . (2022). A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 1391–1401. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4675