O USO DO PADLET PARA OS LETRAMENTOS DO ESTUDANTE

doi.org/10.29327/217514.7.1-34

Autores/as

  • Daniela Rebello Pereira Sylvestre Universidade Estácio de Sá

Palabras clave:

TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação.  AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem.  Cibercultura.  Padlet. Letramentos.

Resumen

A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o uso do Padlet para os letramentos dos estudantes nas aulas de Língua Portuguesa, visto que é inquestionável a inserção dos estudantes no mundo da cibercultura. Para o desenvolvimento deste tema, as seguintes perguntas nortearam o trabalho: Como o professor pode melhorar a escrita e leitura do estudante nesse contexto da cibercultura em que vivemos? e O uso do Padlet pode contribuir para o letramento do estudante na disciplina de Língua Portuguesa? Este artigo tem como objetivo analisar a importância da apropriação de novas tecnologias digitais pelo professor para uma melhor qualidade no processo de construção do conhecimento dos estudantes, procurando motivá-los e envolvê-los através de ambientes virtuais de aprendizagem. Utilizou-se como recurso metodológico uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como ALONSO, GALLEGO e HONEY (2002),  GARDNER (1998), RELVAS (2018), LÉVY (1999) e SOARES (2004) entre outros, procurando enfatizar a importância do conhecimento do professor do processo de construção de conhecimento do estudante, bem como a necessidade dele assumir seu papel social de mediador no processo ensino-aprendizagem através do uso consciente dos ambientes virtuais de aprendizagem, especificamente o Padlet. Concluiu-se a importância de ter um professor mediador, nesse recurso do Padlet para garantir os benefícios do uso do mesmo para os letramentos do estudante.

 

Biografía del autor/a

Daniela Rebello Pereira Sylvestre, Universidade Estácio de Sá

Graduada em Letras pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduação Lato Sensu em Leitura e Produção Textual pela Universidade Estácio de Sá, especialista em Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes, professora de Língua Portuguesa e Literatura, servidora pública estadual do Rio de Janeiro- SEEDUC- doc 2, servidora pública municipal de Magé- SMEC- doc, docente na Educação Básica de Língua Portuguesa e Literatura, e pesquisadora em EAD- TIC e Linguagens comunicacionais. E-mail: profadanielasylvestre@gmail.com.

Publicado

2021-01-30

Cómo citar

Sylvestre, D. R. P. . (2021). O USO DO PADLET PARA OS LETRAMENTOS DO ESTUDANTE: doi.org/10.29327/217514.7.1-34. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 11. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/465