O USO DO PADLET PARA OS LETRAMENTOS DO ESTUDANTE
doi.org/10.29327/217514.7.1-34
Palabras clave:
TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação. AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cibercultura. Padlet. Letramentos.Resumen
A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o uso do Padlet para os letramentos dos estudantes nas aulas de Língua Portuguesa, visto que é inquestionável a inserção dos estudantes no mundo da cibercultura. Para o desenvolvimento deste tema, as seguintes perguntas nortearam o trabalho: Como o professor pode melhorar a escrita e leitura do estudante nesse contexto da cibercultura em que vivemos? e O uso do Padlet pode contribuir para o letramento do estudante na disciplina de Língua Portuguesa? Este artigo tem como objetivo analisar a importância da apropriação de novas tecnologias digitais pelo professor para uma melhor qualidade no processo de construção do conhecimento dos estudantes, procurando motivá-los e envolvê-los através de ambientes virtuais de aprendizagem. Utilizou-se como recurso metodológico uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como ALONSO, GALLEGO e HONEY (2002), GARDNER (1998), RELVAS (2018), LÉVY (1999) e SOARES (2004) entre outros, procurando enfatizar a importância do conhecimento do professor do processo de construção de conhecimento do estudante, bem como a necessidade dele assumir seu papel social de mediador no processo ensino-aprendizagem através do uso consciente dos ambientes virtuais de aprendizagem, especificamente o Padlet. Concluiu-se a importância de ter um professor mediador, nesse recurso do Padlet para garantir os benefícios do uso do mesmo para os letramentos do estudante.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição CC BY