AS REPRESENTAÇÕES FEMININAS NO BRASIL COLONIAL: AUSÊNCIA DE NARRATIVAS FEMININAS NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA DURANTE O PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO

doi.org/10.29327/217514.7.1-33

Autores/as

  • Ione Soares de Oliveira Faculdade FAVENI

Palabras clave:

Mulheres. Silenciadas. Historiografia. Colonial.

Resumen

O presente trabalho apresenta algumas reflexões acerca da ausência da mulher no contexto da formação do Brasil colonial a luz da análise de diferentes discursos que procuraram normatizar a condição de inferioridade feminina no período analisado. Inicialmente contextualizou-se a representação feminina abordando os principais motivos que contribuíram para o silêncio acerca dos relatos históricos femininos na historiográfica brasileira. Logo após discutiu-se a respeito das causas desses silenciamentos a partir da abordagem de diversos autores. No segundo capítulo discorremos sobre a participação feminina em vários contextos sociais, que, no entanto, em grande parte foram ocultadas na escrita da história brasileira. Utilizou-se como fonte, bibliografias a respeito do assunto de modo a contribuir aos estudos deste tema. Para realização deste trabalho o procedimento metodológico utilizado foi de cunho bibliográfico. As considerações finais apontam que inerente ao estudo da história das mulheres, muito pouco do que foi produzido foi incluído nos registros históricos, e geralmente as poucas que aparecem geralmente à abordagem é secundária.

Biografía del autor/a

Ione Soares de Oliveira, Faculdade FAVENI

Especialista em Historiográfica Brasileira pela Faculdade FAVENI. Professora efetiva da rede pública de ensino. E-mail: ionedh@hotmail.com

Publicado

2021-01-30

Cómo citar

Oliveira, I. S. de . (2021). AS REPRESENTAÇÕES FEMININAS NO BRASIL COLONIAL: AUSÊNCIA DE NARRATIVAS FEMININAS NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA DURANTE O PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO: doi.org/10.29327/217514.7.1-33. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 09. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/464