GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS: TENDÊNCIAS PÓS-PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4232Palabras clave:
Pandemia. Gestão de pessoas. Ambiente Corporativo.Resumen
As mudanças dentro de uma empresa ocorrem cada vez mais rapidamente e essa velocidade vem gerando impactos na gestão das organizações, surgindo, assim, a necessidade de se repensar os modelos de gestão. A pandemia trouxe muitas mudanças no campo do trabalho corporativo. As velhas máximas não mais se aplicam ao contexto atual. As relações de trabalho e a forma de trabalhar foram significativamente modificadas. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o papel da gestão de pessoas e dos Recursos Humanos num cenário pós-pandemia. Foram objetivos específicos deste trabalho: discorrer sobre a gestão de pessoas; expor noções sobre liderança; explicar a pandemia da Covid-19; e pesquisar sobre as relações de trabalho e gestão de pessoas no período pós-pandêmico. Para o alcance dos objetivos enumerados optou-se pela revisão de literatura em bibliografias já publicadas, a exemplo de livros, artigos científicos, revistas, documentos eletrônicos e enciclopédias na busca e alocação de conhecimentos sobre o tema. Concluiu-se que, em geral, as organizações enfrentam os desafios deste momento de crise. Mas à medida que avança-se imaginando-se uma era pós-pandêmica, vislumbra-se que um sistema de gestão baseado em regras antigas e em hierarquia rígida, uniformidade, burocracia e controle, não será mais eficaz. Em seu lugar, deve haver um modelo que seja mais flexível e responsivo, construído em torno de quatro tendências inter-relacionadas: mais conexão, automação sem precedentes, menores custos de transação e mudanças demográficas.
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