A ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO: O ENSINO DE ESPAÇO E FORMA PARA OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
doi.org/10.29327/4428724
Palabras clave:
Anos Iniciais. Espaço e Forma. Etnomatemática. Processo educativo.Resumen
Este ensaio apresenta algumas das vivências e experiências como discente do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Pará – UFPA. O objetivo é discutir sobre os assuntos ministrados nas disciplinas referentes ao ensino da matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, elegemos o Componente Curricular obrigatório Abordagens Teórico-metodológicas da Matemática Escolar e destacamos a tendência Etnomatemática e sua aplicabilidade para o ensino de Espaço e Forma para os alunos dessa etapa de ensino da Educação Básica. Utilizou-se a abordagem qualitativa, que contou com uma pesquisa bibliográfica de texto dos autores D’Ambrósio (2005); Fiorentini (1994); Smole (2012); Rodrigues (2005); e Rodrigues (2019). Desenvolveu-se, ainda, uma análise das atividades realizadas durante a disciplina. Os resultados indicam a importância de se conhecer a tendência Etnomatemática e seus métodos, visto que a mesma apresenta uma importante possibilidade do ensino dos saberes da Matemática para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
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