O DIREITO DE ARREPENDIMENTO DO CONSUMIDOR A CHEGADA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AO BRASIL

Autores/as

  • Verônica Maria Félix da Silva Universidade Nilton Lins
  • Manuel Edmundo Mariano da  Silva Universidade Nilton Lins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4229

Palabras clave:

Direito do consumidor. Comércio eletrônico Direito de arrependimento. Prazo de reflexão.

Resumen

Tema dos mais relevantes na ótica consumerista é o relativo ao direito de arrependimento, pertencente a consumidores que efetuam compras fora do estabelecimento comercial. O trabalho gravitará em torno deste direito aplicado ao Comércio Eletrônico, que apareceu com a evolução da tecnologia na Internet, surgindo com objetivo de auxiliar na globalização da economia e redução de limites geográficos. O Direito como sendo uma ciência dinâmica, não pode deixar de acompanhar as inovações que surgem na sociedade. O artigo 49 do CDC aborda esta, porém vale frisar, que o CDC surge em uma época em que o comércio eletrônico ainda não estava em expansão, para acompanhar a dinâmica do comércio eletrônico foi promulgado o decreto 7. 962 /2013, que ratifica o uso do referido direito aplicado diretamente ao Comércio Eletrônico.  Este trabalho apresenta como objetivos conhecer a história, evolução e consolidação do comércio eletrônico no Brasil, bem como analisar a extensão e possíveis limitações do uso do direito de arrependimento nas compras efetuadas por meios virtuais. Utilizou-se como finalidade a pesquisa básica, com abordagem qualitativa, tomando como procedimento a pesquisa bibliográfica, usando como método o hipotético dedutivo. Com o resultado da pesquisa foi possível concluir que o comércio eletrônico cada dia alcançará mais consumidores e comprovou-se que o direito de arrependimento pode sim sofrer limitações, tendo em vista não existir direito absoluto, devendo o direito primar sempre pela boa-fé e razoabilidade nas relações consumeristas.

Biografía del autor/a

Verônica Maria Félix da Silva, Universidade Nilton Lins

Graduada em Pedagogia pela UFAM.  Bacharel em Direito- Universidade Nilton Lins. E-mail: veronica.mfsjesus@gmail.com.

Manuel Edmundo Mariano da  Silva, Universidade Nilton Lins

Professor orientador da  Universidade Nilton Lins. Especialista.  Graduação em Direito.

Publicado

2022-02-28

Cómo citar

Silva, V. M. F. da ., & Silva, M. E. M. (2022). O DIREITO DE ARREPENDIMENTO DO CONSUMIDOR A CHEGADA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 677–691. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4229