A IMPORTÂCIA DO PROCESSO DE ENSINO NA TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O INÍCIO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Cleide Aparecida Pereira Cirino Instituto Superior de Educação IBITURUNA
  • Célia Celestino da Silva Faculdade Invest
  • Célia de Siena Rodrigues de Siqueira Faculdade Afirmativo
  • Joice Ferreira de Oliveira Alencar Cardoso Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Layra Milena da Silva Suquere Faculdade integrada de Várzea Grande
  • Eloider Camargo Instituto Superior de Educação IBITURUNA
  • Clair Rauber Instituto Superior de Educação IBITURUNA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4191

Palabras clave:

Ensino. Aprendizagem. Professor.

Resumen

O referido artigo ressalta a importância do ensino aprendizagem nos anos iniciais desde a educação infantil passando para o ensino fundamental, considerando todas as etapas do ensino, levando em conta todo o espaço escolar e principalmente o apoio pedagógico ofertado as crianças/estudantes logo ao termino da educação infantil e ao inicio dessa transição para o ensino fundamental, reconhecer a importância da escolarização nos anos iniciais é buscar sentido que fortaleça, estimule e desenvolva sua capacidade na construção do conhecimento e valorização de suas potencialidades, sendo capaz de interpretar por meio de linguagens e interações, instrumentalizando-se no resgate de sua autoestima, auxiliando na compreensão e entendimento, sistematizando nesse processo de alfabetizar articulando as praticam pedagógicas fazendo com o que essa passagem de jogos e brincadeiras educativas seja capaz de produzir a leitura e escrita.

Biografía del autor/a

Cleide Aparecida Pereira Cirino, Instituto Superior de Educação IBITURUNA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pelo Instituto Superior de Educação IBITURUNA. E-mail: cleidecidinha@hotmail.com.

Célia Celestino da Silva, Faculdade Invest

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Invest. de Ciência e Tecnologia. E-mail: celiacelestino190@gmail.com.

Célia de Siena Rodrigues de Siqueira, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo. Especialista em Educação Infantil e Especial – Instituto Cuiabano de Educação- ICE. E-mail: melusacelia@outlook.com.

Joice Ferreira de Oliveira Alencar Cardoso, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá UNIC. Especialista em Alfabetização e Letramento – Centro Universitário Leonardo da Vinci. E-mail: Joice_olliver@hotmail.com.

Layra Milena da Silva Suquere, Faculdade integrada de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integrada Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas Instituto Cuiabano de Educação. Especialista em Educação Especial e Inclusão com ênfase AEE – Faculdade integrada de Várzea Grande - FIAVEC. E-mail: layra.milena@gmail.com.

Eloider Camargo, Instituto Superior de Educação IBITURUNA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pelo Instituto Superior de Educação IBITURUNA. E-mail: elocamarguinho@hotmail.com.

Clair Rauber, Instituto Superior de Educação IBITURUNA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pelo Instituto Superior de Educação IBITURUNA. E-mail: clair151971@hotmail.com.

Publicado

2022-02-28

Cómo citar

Cirino, C. A. P. ., Silva, C. C. da ., Siqueira, C. de S. R. de ., Cardoso, J. F. de O. A. ., Suquere, L. M. da S. ., Camargo, E. ., & Rauber, C. . (2022). A IMPORTÂCIA DO PROCESSO DE ENSINO NA TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O INÍCIO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 416–427. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4191