A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NAS ESCOLAS – UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESCOLAS PRIVADAS E PÚBLICAS

Autores/as

  • Rosana Aparecida dos Santos Fernandes Universidade José do Rosário Vellano
  • Sandra de Souza Alves Universidade José do Rosário Vellano
  • Mariana Della Mura Jannini Schlieper Universidade José do Rosário Vellano

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4178

Palabras clave:

Competências socioemocionais. Pandemia. Saúde emocional.

Resumen

A educação emocional é de suma importância para a vida do indivíduo, pois as questões emocionais estão diretamente relacionadas com todas as áreas do convívio humano. Diante desse fato, observa-se a importância de se trabalhar as emoções desde cedo com as crianças. Nesse sentido, a escola apresenta um papel essencial para o desenvolvimento pleno da saúde emocional dos estudantes. As competências socioemocionais desenvolvem nos alunos habilidades que contribuem ao logo da vida estudantil e também promovem a formação social. Pessoas que não possuem tais habilidades apresentam certa dificuldade quando colocadas em situações adversas. Sendo assim, surge a necessidade de promover ações pedagógicas voltadas à infância com foco nas habilidades socioemocionais. Buscando responder a esses questionamentos, o objetivo deste estudo foi identificar quais competências socioemocionais foram trabalhadas no período de pandemia COVID-19 nos anos de 2020 e 2021 e quais ações pedagógicas utilizadas nesse processo. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo, investigativa, qualitativa, com os professores de escolas públicas e privadas do primeiro ano do ensino fundamental l, por meio de questionários. De acordo com os resultados das pesquisas, foi possível perceber que tanto os professores das escolas públicas, quanto das escolas particulares, trabalharam com os alunos as competências socioemocionais, visto que os educadores reconhecem que estas são de extrema importância no desenvolvimento dos estudantes, sendo também um grande apoio para o trabalho e para o progresso dos conteúdos em sala de aula, contribuindo para com as relações saudáveis e com a saúde mental.

Biografía del autor/a

Rosana Aparecida dos Santos Fernandes, Universidade José do Rosário Vellano

Universidade José do Rosário Vellano - E-mail: rosana.fernandes@aluno.unifenas.br

Sandra de Souza Alves, Universidade José do Rosário Vellano

Universidade José do Rosário Vellano - E-mail: sandra.alves@unifenas.br

Mariana Della Mura Jannini Schlieper, Universidade José do Rosário Vellano

Universidade José do Rosário Vellano - E-mail: mariana.schlieper@prof.unifenas.br

Publicado

2022-02-28 — Actualizado el 2022-03-12

Versiones

Cómo citar

Fernandes, R. A. dos S. ., Alves, S. de S. ., & Schlieper, M. D. M. J. . (2022). A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NAS ESCOLAS – UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESCOLAS PRIVADAS E PÚBLICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 346–358. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4178 (Original work published 28 de febrero de 2022)