DUOLINGO: UMA PROMESSA DE APRENDIZADO GRATUITO DE LÍNGUA INGLESA – USO COM ADOLESCENTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO EM DUAS ESCOLAS DE ALMENARA-MG
Resumen
O ensino de Língua Inglesa (LI) no Brasil passa por diversos desafios, dentre eles, falta de interesse por parte dos alunos, número elevado de alunos por turma e falta de infraestrutura nas escolas públicas, além de questões inerentes ao professor em sala de aula que, somados, não permite um aprendizado significativo por parte do aluno. Santos (2011) relata que as escolas brasileiras não têm sido capazes de garantir a aprendizagem de línguas. Essa combinação dificulta um ambiente ideal para a utilização da tecnologia na mediação do processo ensino aprendizagem, fato que pode contribuir para o desenvolvimento das competências comunicativas na língua, segundo Ferreira et al., (2015, p. 695). Assim, o presente estudo visa relatar um experimento realizado em duas escolas do município de Almenara-MG, com alunos predominantemente do 1° Ano do Ensino Médio, mediado por um aplicativo chamado Duolingo. Na perspectiva dar visibilidade a alternativas de ensino frente ao modelo tradicional de ensino e, atrelado às novas tecnologias digitais, esse trabalho visa conhecer a eficácia do aplicativo Duolingo como ferramenta complementar às aulas de LI, sem interferência direta da figura do professor na parte metodológica. A partir do estudo, busca-se averiguar possíveis avanços na aprendizagem dos alunos participantes, através do cruzamento de dados obtidos em avaliação anterior e posterior ao período analisado. Trata-se de investigação de natureza aplicada, que se desenvolve no eixo experimental e observatório, com um enfoque exploratório e descritivo. Resultados apontam que o Duolingo apresenta vantagens positivas, apesar de falhas estruturais e de acessibilidade. Assim sendo, análises qualitativas dos resultados numéricos dos participantes somados às suas perspectivas, pode-se afirmar que o aplicativo ajuda a preencher algumas lacunas deixadas pelo sistema público de ensino frente à proficiência na língua defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Licencia
Atribuição CC BY