DIMINUINDO O PRECONCEITO INDÍGENA LEVANDO AS VOZES INDÍGENAS: ANÁLISE LIVRO “QUANDO EU CAÇAVA TATU E OUTROS BICHOS”

Autores/as

  • Otávio Barduzzi Rodrigues da  Costa Mackenzie
  • Tiago de  Oliveira Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4014

Palabras clave:

Preconceito. Educação. Povos indígenas.

Resumen

O preconceito racial indígena é ainda um problema na sociedade e, portanto, na educação do Brasil. A desconstrução do preconceito através de várias a práticas inclusive escolares deve ser feita desde muito cedo para que o Brasil alcance um padrão mínimo de cidadania e inclusão. Apesar de existir uma lei que determina a temática em aula ainda é um tema muito pouco explorado na educação fundamental, ficando a cargo apenas do professor do ensino médio muitas vezes apenas na aula de sociologia tentar desconstruir preconceitos, mas nessa idade preconceitos já estariam naturalizados e enraizados na cultura do aluno. Cabe iniciar a desconstrução desde a educação infantil.   A intenção deste estudo é apontar uma problemática ainda muito comum no ensino infantil. Acreditamos que trazendo a voz indígena para dentro da sala de aula, através de um livro de um educador indígena esse preconceito diminua.

Biografía del autor/a

Otávio Barduzzi Rodrigues da  Costa, Mackenzie

Doutorando em Educação, arte e História da Cultura pela Mackenzie. Mestre em filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, licenciado em filosofia com especialização em filosofia e educação pela Uniclaretianas, Licenciado em pedagogia pela FACOL. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) com ênfase em antropologia. Bacharel em Direito pela ITE-Bauru -Advogado nº OAB-SP 314.526 atuante em direitos humanos e do trabalho, Mestre em filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, licenciado em filosofia com especialização em filosofia e educação pela Uniclaretianas, Licenciado em pedagogia pela FACOL.

Tiago de  Oliveira, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

Mestrando em Antropologia Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)-  USP. Formado em pedagogia intercultural indígena, pedagogia "convencional". Especialista em antropologia. E-mail: joebarduzzi@yahoo.com.br

Publicado

2022-02-04

Cómo citar

Costa, O. B. R., & Oliveira, T. (2022). DIMINUINDO O PRECONCEITO INDÍGENA LEVANDO AS VOZES INDÍGENAS: ANÁLISE LIVRO “QUANDO EU CAÇAVA TATU E OUTROS BICHOS”. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1676–1691. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4014