PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: A EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO TEMA DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM DOIS PROGRAMAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARÁ

doi.org/10.29327/4428085

Autores/as

  • Joaquina Ianca dos Santos Miranda Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Ariana Souza Carneiro Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Bianca Marinho de Souza Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Kátia Maria Barros de Miranda Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Luciano Tadeu Corrêa Medeiros Universidade Federal do Pará - UFPA

Palabras clave:

Educação Especial. Programas de pós-graduação. Especialização. Pesquisa.

Resumen

O trabalho apresenta dados de um mapeamento das teses e dissertações que tem como tema central a Educação Especial e que foram apresentados em dois programas de pós-graduação em Educação, um ofertado pela Universidade Federal do Pará e outro pela Universidade do Estado do Pará. O objetivo é identificar qual a frequência do tema Educação Especial nos trabalhos produzidos pelos candidatos aos títulos de Mestre e Doutor desses programas e, assim, verificar em quais segmentos alinham-se as discussões do tema em questão. O artigo foi desenvolvido a partir da abordagem quanti-qualitativa e utilizou, em sua técnica, o mapeamento sistemático dos trabalhos apresentados nos programas de pós-graduação indicados, que adotou como critério o recorte temporal de 2016 a 2019 e a incidência das problemáticas trabalhadas no âmbito da Educação Especial. Simultaneamente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica para a extração da base teórica sobre as questões que envolvem o tema Educação Especial. Os resultados apontam a necessidade do desenvolvimento de pesquisas na perspectiva da Educação Especial em seus diversos segmentos, identificam lacunas mediante a escassez de trabalhos desenvolvidos sob o prisma dessa temática e mostram, ainda, a necessidade de se estimular a produção científica nessa área, no propósito de ampliar as possibilidades de possíveis soluções de problemas emergentes relacionados a essa demanda.

 

Biografía del autor/a

Joaquina Ianca dos Santos Miranda , Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduanda em pedagogia pela Universidade federal do Pará (UFPA). E-mail: joaquinaianca@gmail.com. 

Ariana Souza Carneiro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail:  arizouzac120@gmail.com.

Bianca Marinho de Souza , Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: bmarinho2015@gmail.com. 

Kátia Maria Barros de Miranda, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e discente pela Secretaria Municipal de Educação – São Miguel do Guamá – Pará (SEMED). E-mail: kathiademiranda@gmail.com.

Luciano Tadeu Corrêa Medeiros, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduando em pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail:  lucianomedeiros2602@gmail.com. 

Publicado

2021-01-15

Cómo citar

Miranda , J. I. dos S. ., Carneiro, A. S. ., Souza , B. M. de ., Miranda, K. M. B. de ., & Medeiros, L. T. C. . (2021). PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: A EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO TEMA DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM DOIS PROGRAMAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARÁ: doi.org/10.29327/4428085. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 14. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/372