PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO
Doi.org/10.29327/211653.5.3-10
Palabras clave:
Etnografia. Práticas Pedagógicas. Pedagogia da Alternância.Resumen
Este trabalho traz para reflexão as contribuições do estudo de caso etnográfico sobre as práticas pedagógicas de professores que atuam na Educação do Campo. Tivemos como questão norteadora: como a perspectiva metodológica do estudo de caso etnográfico contribui para compreendermos as práticas pedagógicas dos professores da Educação do Campo? Esta pesquisa foi realizada com dez professores em uma Escola Família Agrícola do Piauí que desenvolve um ensino com a Pedagogia da Alternância. A análise se subsidia nos estudos de: André (2008), Arroyo (2012), Angrosino (2009), Franco (2016), Gimonet (2007) Jesus (2011) Matos (2011), Arroyo, Caldart e Molina (2009), Rocha (2010), dentre outros que deram embasamento para as discussões teórico e metodológico. Para a construção dos dados, tivemos como instrumentos, a observação participante e a produção de diário de formação, os quais possibilitaram fazer uma análise descritiva e interpretativa das práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação do Campo, bem como dos saberes que possibilitam respeitar a cultura dos camponeses. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância dessa metodologia de pesquisa para realizarmos um estudo a partir do cotidiano da prática, evidenciando-a como espaço de construção de saberes, trazendo contribuições para um ensino pautado nas vivências e na cultura dos camponeses, o que implica em uma pedagogia que valoriza os aspectos socioculturais locais, aspectos contemplados na Pedagogia da Alternância.
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