MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E SEUS IMPACTOS NO PROCESSO DE TRABALHO NA ÁREA DE ANÁLISES CLÍNICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3630Palabras clave:
Educação Profissional. Processo de Trabalho em Saúde. Novas Tecnologias.Resumen
O objetivo desse estudo, no campo do ensino de ciências, foi discutir a formação do técnico de nível médio que atua na área de análises clínicas, frente às mudanças tecnológicas no processo de trabalho Os sujeitos da pesquisa trabalhavam em laboratórios clínicos de rotina diagnóstica de três Instituições do município do Rio de Janeiro. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, entrevistas com perguntas abertas e fechadas. Como resultados, verificamos que nos setores de bioquímica e uroanálise, todas as técnicas passaram a ser automatizadas, diferentemente do observado nos outros setores em que apenas uma parte das técnicas foi automatizada, com exceção do setor de parasitologia, totalmente manual. Essa pesquisa apontou que apesar de não ter havido impacto no processo de trabalho desta área, a formação do trabalhador deve ser ampliada para atender as tendências futuras das novas tecnologias.
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