METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE SEU USO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores/as

  • Fabiana Elayne Barros Damasceno PROFEPT-IFMA
  • Thiago Coelho Silveira Instituto Federal do Maranhão
  • Keylla Cristina Coelho Lima PROFEPT-IFMA
  • Ivesmary Loureiro Ribeiro Magalhães PROFEPT-IFMA
  • Rebecca Loureiro Ribeiro Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3596

Palabras clave:

Ensino. Geografia. Metodologias Ativas. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumen

O presente artigo trata de uma revisão bibliográfica analisa como o uso das Metodologias Ativas, no ensino da Geografia na Educação Profissional e Tecnológica/EPT, contribuem para a formação intelectual do discente e como essas metodologias podem desenvolver a autonomia do estudante, estimular a criatividade e o preparar para a tomada de decisões no contexto em que ele vive. Portanto, a revisão bibliográfica abordará as contribuições que as metodologias ativas trazem para o ensino da Geografia na Educação Profissional e Tecnológica, enquanto um recurso didático para uma formação crítica e reflexiva do estudante. Além disso, será discutido sobre as metodologias ativas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem e que correntes do pensamento geográfico convergem para o emprego das metodologias ativas no ensino da geografia na EPT, para que, por fim, seja apontado como estas, podem contribuir para formação intelectual do discente. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o objeto de estudo, partindo da leitura sistemática de artigos científicos publicados e selecionados por meio das bases de dados Google Acadêmico, SCIELO, períodicos, com o resumo e fichamento de cada obra, ressaltando os pontos abordados pelos autores pertinentes ao assunto em questão.

Biografía del autor/a

Fabiana Elayne Barros Damasceno, PROFEPT-IFMA

Mestranda do mestrado profissional PROFEPT-IFMA, Especialista em Engenharia Ambiental, em Docência do Ensino Superior e em Mediação de Conflitos e Arbitragem pela faculdade Unyleya. Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (2010), em Geografia Bacharel pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA) e em Direito pela FACEM-(Faculdade do estado do Maranhão).

Thiago Coelho Silveira, Instituto Federal do Maranhão

Doutor em História (UNISINOS). Professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA, Campus Presidente Dutra e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMA).

Keylla Cristina Coelho Lima, PROFEPT-IFMA

Mestranda do mestrado profissional PROFEPT-IFMA, possui graduação em Letras e especialista na área de língua espanhola. 

Ivesmary Loureiro Ribeiro Magalhães, PROFEPT-IFMA

Mestranda do mestrado profissional PROFEPT-IFMA, possui graduação em Tecnologia em Eletrônica Industrial e em Licenciatura em Pedagogia e especialização em Gestão Escolar;

Rebecca Loureiro Ribeiro Magalhães

Especialista em Docência do Ensino Superior e Bacharel em arquitetura e urbanismo.

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Damasceno, F. E. B. ., Silveira, T. C. ., Lima, K. C. C. ., Magalhães, I. L. R. ., & Magalhães, R. L. R. . (2021). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE SEU USO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1546–1559. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3596